Universidade do Japão firma parceria com o Nordeste

A iniciativa se dá cinco meses após o Governo Federal anunciar o contingenciamento de R$ 2 bilhões (29,74%) do orçamento previsto para as universidades e instituições federais do País

UFRPEUFRPE - FOTO:MAURÍCIO FERRY / Arquivo Folha

Reitores das 18 universidades federais do Nordeste estarão reunidos em conferência no Recife, durante o de semana no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos. A iniciativa é da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e contará com os nove estados da Região. O grupo firmará uma parceria internacional com a Universidade de Soka, de Tóquio, Japão.

A iniciativa se dá cinco meses após o Governo Federal anunciar o contingenciamento de R$ 2 bilhões (29,74%) do orçamento previsto para as universidades e instituições federais do País. “De uma forma ou de outra isso acaba respondendo a algumas demandas que vêm do atual governo. Procuramos práticas inovadoras, que podem potencializar as nossas capacidades”, afirma o coordenador de relações internacionais da Rede Nordeste, Iure Paiva.

Leia também:
Manifestantes voltam às ruas em defesa de mais recursos para educação
MEC elaborou plano para universidades sem consultar reitores, diz associação

Com a parceria, a expectativa é de que haja “troca de recursos humanos, materiais e financeiros, com a mobilidade de alunos e professores, livros e materiais para pesquisa até o próprio apoio financeiro”. “Isso é previsto, mas tudo ainda está em fase de consolidação. A conferência é um ponto de partida”, explica o coordenador. Essa ação vem deixar mais claro qual o papel da universidade e como ele é relevante para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.”

A Soka Gakkai Internacional é uma ONG fundada pelo humanista Daisaku Ikeda, conhecida por promover ações de tecnologias sociais alinhadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável do planeta. Na ocasião, a instituição que sedia o encontro concederá a Daisaku Ikeda o título de Doutor Honoris Causa.

Veja também

Governo libera, em novembro, volta de aula presencial para todas as turmas da rede privada
Pernambuco

Governo libera, em novembro, volta de aula presencial para todas as turmas da rede privada

Covid-19: apesar de alta de casos, número de óbitos continua em queda no Brasil
Coronavírus

Covid-19: apesar de alta de casos, número de óbitos continua em queda no Brasil