Logo Folha de Pernambuco
Estados Unidos

Universidade renomada dos EUA anuncia mais de 2 mil demissões por cortes de Trump

Desde que retornou ao poder, Trump anunciou cortes drásticos no orçamento federal

Fachada da Universidade Johns Hopkins, nos Estados UnidosFachada da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos - Foto: johns hopkins university

A Universidade Johns Hopkins, um dos centros de pesquisa médica mais prestigiados do mundo, anunciou nesta quinta-feira (13) que despedirá mais de 2 mil pessoas devido aos drásticos cortes orçamentários impostos pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em comunicado enviado à AFP, a instituição informa a supressão de 1.975 postos de trabalho no exterior e outros 247 nos Estados Unidos, após perder 800 milhões de dólares (R$ 4,65 bilhões) em subsídios federais.

Desde que retornou ao poder, Trump anunciou cortes drásticos no orçamento federal e pôs fim a diversos programas administrados pela agência americana para o desenvolvimento internacional (USAID), o qual tem reflexos no setor de pesquisa científica.

Essa agência federal financiou, em particular, programas de pesquisa sobre Aids e outras doenças infecciosas em todo o mundo.

"Este é um dia difícil para toda a nossa comunidade. A supressão de mais de 800 milhões de dólares em fundos da USAID nos obriga a reduzir drasticamente o nosso trabalho importante aqui em Baltimore [Maryland] e a nível internacional", afirma a universidade em comunicado.

As demissões afetam várias entidades da Johns Hopkins que realizam pesquisas e programas para "tratar mães e bebês, combater doenças" e "proporcionar água limpa", acrescenta a nota.

Veja também

Newsletter