Universidade Soka e Universidades Federais do Nordeste criam rede para a promoção da tecnologia soci

Documento foi assinado neste sábado (24), durante a conferência internacional "Ensino Superior em prol do Bem-Estar da Humanidade”, na Universidade Federal Rural de Pernambuco

Reitores e representantes das 18 universidades federais com o reitor da Universidade Soka, Yoshihisa Baba, após assinatura de criação da Rede U.TecSocialReitores e representantes das 18 universidades federais com o reitor da Universidade Soka, Yoshihisa Baba, após assinatura de criação da Rede U.TecSocial - Foto: Divulgação

Os reitores e representantes de todas as 18 universidades federais lançaram a Rede de Universidades do Nordeste para a Promoção da Tecnologia Social (Rede U.TecSocial), iniciativa que será o ponto de partida da ação conjunta dessas instituições, em parceria com a Universidade Soka, do Japão. Esta rede tem como objetivo principal a implementação, no âmbito local, regional e nacional, de tecnologias sociais alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A criação da Rede U.TecSocial ocorreu neste sábado (24), no Campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), durante a Conferência Internacional que teve como tema "Ensino Superior em prol do Bem-Estar da Humanidade". Na ocasião, a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, outorgou o título de Doutor Honoris Causa a Daisaku Ikeda, fundador da Universidade Soka.

Segundo Maria José, a realização da Conferência com a presença de todos os reitores da região é uma ação inédita, que será um marco para as respectivas universidades. “Estamos enfrentado desafios extremos para nos mantermos como universidade pública gratuita, de qualidade e inclusiva. É por esta universidade que estamos hoje, aqui, lutando e buscando soluções que fortaleçam o nosso ensino em prol de uma sociedade mais humana. Buscamos a construção e engrandecimento dos valores éticos, tendo a educação como fator essencial neste processo”, destacou.

A reitora da Universidade Federal da Paraíba e presidente da Rede U.TecSocial, Margareth Formiga Diniz, destaca a parceria com a Universidade Soka, para cooperação em relação os ODS. “É com parcerias como a que celebramos hoje com a Universidade Soka, do Japão, em sintonia de propósitos, que avançamos como Universidades comprometidas com as causas da região e da gente do Nordeste, para um Brasil mais nação, para um Brasil mais cidadão. É com esperança e disposição que as nossas Universidades se adequam à promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, para aplicação em todo mundo, tal qual o faz exemplarmente a Universidade Soka”, disse.

Representando Daisaku Ikeda na ocasião, o reitor da Universidade Soka, Yoshihisa Baba, informou que a o Ranking de Impacto, referente a universidades no mundo que realizam projetos visando à implementação dos ODS, a Universidade Soka ficou em 4º lugar no ranking japonês, e entre 101 e 200 no ranking global.

Universidade Soka

Fundada por Daisaku Ikeda em 1971, a Universidade Soka está localizada no bairro de Hatioji, a 40 minutos de trem do centro de Tokyo. Considerada um Centro Global de Educação Humanística, a instituição possui cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e intercâmbios de idiomas.

Honoris Causa

O título de Doutor Honoris Causa concedido pela UFRPE é o de número 388 recebido por Daisaku Ikeda, em reconhecimento à sua trajetória de vida marcada pela promoção da paz, por meio do diálogo, intercâmbios culturais e educação humanística.

Ikeda presidiu a Soka Gakkai entre 1960 e 1979. Em 1975, tornou-se o presidente fundador da Soka Gakkai International (SGI).

Ele também é o fundador do Instituto de Filosofia Oriental, da Associação de Concertos Min-On, do museu de Arte Fuji de Tóquio, do sistema de educação Soka do jardim de infância à universidade, do Instituto Toda para a Paz Global e Pesquisa Política e do Centro Ikeda para a Paz, o Estudo, e o Diálogo. Ikeda é autor de mais de 50 diálogos publicados com os principais pensadores de diferentes culturas do mundo todo.

Veja também

Depois de 652 dias, Bélgica consegue formar um governo
internacional

Depois de 652 dias, Bélgica consegue formar um governo

Em um ano, pobreza na Argentina sobe e passa a atingir 18,5 milhões de pessoas
internacional

Em um ano, pobreza na Argentina sobe e passa a atingir 18,5 milhões de pessoas