Universidade Soka e Universidades Federais do Nordeste criam rede para a promoção da tecnologia soci

Documento foi assinado neste sábado (24), durante a conferência internacional "Ensino Superior em prol do Bem-Estar da Humanidade”, na Universidade Federal Rural de Pernambuco

Reitores e representantes das 18 universidades federais com o reitor da Universidade Soka, Yoshihisa Baba, após assinatura de criação da Rede U.TecSocialReitores e representantes das 18 universidades federais com o reitor da Universidade Soka, Yoshihisa Baba, após assinatura de criação da Rede U.TecSocial - Foto: Divulgação

Os reitores e representantes de todas as 18 universidades federais lançaram a Rede de Universidades do Nordeste para a Promoção da Tecnologia Social (Rede U.TecSocial), iniciativa que será o ponto de partida da ação conjunta dessas instituições, em parceria com a Universidade Soka, do Japão. Esta rede tem como objetivo principal a implementação, no âmbito local, regional e nacional, de tecnologias sociais alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A criação da Rede U.TecSocial ocorreu neste sábado (24), no Campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), durante a Conferência Internacional que teve como tema "Ensino Superior em prol do Bem-Estar da Humanidade". Na ocasião, a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, outorgou o título de Doutor Honoris Causa a Daisaku Ikeda, fundador da Universidade Soka.

Segundo Maria José, a realização da Conferência com a presença de todos os reitores da região é uma ação inédita, que será um marco para as respectivas universidades. “Estamos enfrentado desafios extremos para nos mantermos como universidade pública gratuita, de qualidade e inclusiva. É por esta universidade que estamos hoje, aqui, lutando e buscando soluções que fortaleçam o nosso ensino em prol de uma sociedade mais humana. Buscamos a construção e engrandecimento dos valores éticos, tendo a educação como fator essencial neste processo”, destacou.

A reitora da Universidade Federal da Paraíba e presidente da Rede U.TecSocial, Margareth Formiga Diniz, destaca a parceria com a Universidade Soka, para cooperação em relação os ODS. “É com parcerias como a que celebramos hoje com a Universidade Soka, do Japão, em sintonia de propósitos, que avançamos como Universidades comprometidas com as causas da região e da gente do Nordeste, para um Brasil mais nação, para um Brasil mais cidadão. É com esperança e disposição que as nossas Universidades se adequam à promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, para aplicação em todo mundo, tal qual o faz exemplarmente a Universidade Soka”, disse.

Representando Daisaku Ikeda na ocasião, o reitor da Universidade Soka, Yoshihisa Baba, informou que a o Ranking de Impacto, referente a universidades no mundo que realizam projetos visando à implementação dos ODS, a Universidade Soka ficou em 4º lugar no ranking japonês, e entre 101 e 200 no ranking global.

Universidade Soka

Fundada por Daisaku Ikeda em 1971, a Universidade Soka está localizada no bairro de Hatioji, a 40 minutos de trem do centro de Tokyo. Considerada um Centro Global de Educação Humanística, a instituição possui cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e intercâmbios de idiomas.

Honoris Causa

O título de Doutor Honoris Causa concedido pela UFRPE é o de número 388 recebido por Daisaku Ikeda, em reconhecimento à sua trajetória de vida marcada pela promoção da paz, por meio do diálogo, intercâmbios culturais e educação humanística.

Ikeda presidiu a Soka Gakkai entre 1960 e 1979. Em 1975, tornou-se o presidente fundador da Soka Gakkai International (SGI).

Ele também é o fundador do Instituto de Filosofia Oriental, da Associação de Concertos Min-On, do museu de Arte Fuji de Tóquio, do sistema de educação Soka do jardim de infância à universidade, do Instituto Toda para a Paz Global e Pesquisa Política e do Centro Ikeda para a Paz, o Estudo, e o Diálogo. Ikeda é autor de mais de 50 diálogos publicados com os principais pensadores de diferentes culturas do mundo todo.

Veja também

Fertilidade masculina pode ser afetada por diversos fatores e exige hábitos saudáveis
Vida Plena

Fertilidade masculina pode ser afetada por diversos fatores e exige hábitos saudáveis

Em primeiro fim de semana de restrições, Procon interdita estabelecimentos em Pernambuco
Coronavírus

Em primeiro fim de semana de restrições, Procon interdita estabelecimentos em Pernambuco