Universidades da RMR mantêm suspensão de aulas nesta sexta

Com o objetivo de minimizar os transtornos de alunos, professores e profissionais administrativos, as universidades manterão a suspensão de suas atividades

Campus Recife da Universidade Federal de PernambucoCampus Recife da Universidade Federal de Pernambuco - Foto: Arquivo

Devido ao comprometimento no abastecimento de combustível por causa da permanência de greve dos caminhoneiros e da redução do transporte público, algumas faculdades da Região Metropolitana do Recife anunciaram a suspensão das aulas nesta sexta-feira (25).

Leia também
Devido à greve dos caminhoneiros, Celpe prioriza atendimentos de emergência
Manifestações de caminhoneiros entram no quarto dia, no Rio
Em protesto contra aumento do diesel, caminhoneiros bloqueiam BR-101; veja fotos


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) manterá a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas no campi Recife, Vitória e Caruaru nesta sexta. A Administração Central, no entanto, afirma que os serviços essenciais, como o do Hospital das Clínicas, serão mantidos em sua integridade.

Com o cancelamento das aulas, os Restaurantes Universitários da UFPE no Recife e Centro Acadêmico do Agreste (CAA) estarão fechados. Já a Biblioteca Central informou que o material sob empréstimo, com devolução programada para essas quarta (23), quinta (24) e sexta (25) terá o prazo prorrogado para a próxima segunda-feira (28) sem cobrança de multa. A UFPE reiterou ainda que as entrevistas e os demais atendimentos dos serviços oferecidos pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) não realizados nesses dois dias serão reagendados.

A Administração Superior da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também comunicou, no final da tarde desta quinta, que não haverá expediente na Instituição nesta sexta-feira (25). A decisão é válida para os campi Recife/Sede, Cabo de Santo Agostinho (UACSA), Garanhuns (UAG) e Serra Talhada (UAST), além do Colégio Dom Agostinho Ikas (Codai). A UFRPE informou ainda que haverá, nesta segunda-feira (28), um novo posicionamento sobre o funcionamento da instituição.

A Universidade de Pernambuco (UPE) decidiu cancelar atividades acadêmicas e administrativas dos seus 15 campi. A medida é válida para os turnos da manhã, tarde e noite. A UPE informou ainda que está acompanhando os acontecimentos e que emitirá um novo posicionamento na próxima segunda-feira (28).

A universidade se posicionou ainda quanto às atividades assistenciais das unidades do Complexo Hospitalar da UPE. De acordo com a nota, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) "manterão em seu máximo as atividades, em respeito aos pacientes que compareçam às unidade de saúde".

Em relação às aulas e atividades administrativas desta sexta, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) também anunciou que, em virtude da falta de previsão quanto ao retorno da normalidade, decidiu manter a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nos três turnos. A Unicap informou ainda que divulgará, na noite desta sexta, novo posicionamento sobre as aulas deste sábado (26).

Veja também

Maestro Geraldo Menucci, primeiro regente da Banda Sinfônica do Recife, morre de Covid-19
Luto

Maestro Geraldo Menucci, primeiro regente da Banda Sinfônica do Recife, morre de Covid-19

Ministério Público denuncia homem preso por furto de bicicleta no Leblon
Crime

Ministério Público denuncia homem preso por furto de bicicleta no Leblon