Universidades do Nordeste oferecem melhor curso de fisioterapia do país

Na região Nordeste, duas faculdades se encontram no ranking da Folha: a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na 8º posição e a Universidade Federal do Ceará (UFC), em 10º.

FisioterapiaFisioterapia - Foto: Divulgação

Visando auxiliar os vestibulandos em suas pesquisas sobre possíveis cursos e fazer com que façam as escolhas corretas, a Folha de São Paulo realiza, desde 2012, uma avaliação anual do ensino superior do Brasil, intitulada de RUF - Ranking Universitário Folha. Na avaliação, são analisados dois produtos: o ranking de universidades e o ranking de cursos. Na região Nordeste, duas faculdades ocupam posição de destaque no ranking da Folha: a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na 8º posição, e a Universidade Federal do Ceará (UFC), em 10º.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil de acordo com o último Censo da Educação Superior. Nele, os indicadores analisados são: ensino e mercado. E foi usando esses critérios, que o RUF listou 10 universidades que oferecem as melhores graduações de fisioterapia do país.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados pela Folha nas bases do Censo da Educação Superior do Inep - MEC, Enade, SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq, Fundações estaduais de fomento à ciência e em duas pesquisas anuais feitas pelo Datafolha.

Confira as outras universidades listadas no ranking:

Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade de Brasília (UNB)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)    
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduação

Fazer uma graduação em Fisioterapia nunca foi o sonho de Matheus Alves, de 22 anos. Ele confessa que só se encantou pela área depois que enxergou todas as transformações que ela proporciona na vida das pessoas. Hoje, Matheus se identifica com a Fisioterapia Desportiva, voltada para atletas. “Sem ajuda de um fisioterapeuta, um atleta é um profissional incompleto”, pontuou.

Matheus ainda não terminou a graduação, mas já consegue vislumbrar muitos desafios. “É preciso ter responsabilidade com o próximo ao escolhermos uma área de atuação. O fisioterapeuta não atua apenas no corpo; ele precisa, de certa forma, oferecer uma ajuda psicológica também, pois as pessoas são corpo e alma”, conclui.

Assim como Matheus, o seu sonho também é ser fisioterapeuta? Se sim, conte com a ajuda do Educa Mais Brasil. O programa educacional oferta bolsas de estudo de até 70%. Basta acessar o site do Educa Mais Brasil e conferir todas as oportunidades disponíveis na sua região.

Veja também

Governo afirma ao STF que 72% dos índios já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19
Vacinação

Governo afirma ao STF que 72% dos índios já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19

Novo lote com 529 mil doses de vacina da Pfizer chega ao Brasil
Coronavírus

Novo lote com 529 mil doses de vacina da Pfizer chega ao Brasil