Universidades em Pernambuco cancelam aulas, mas mantêm serviços de saúde

Federal, Rural, UPE e IFPE emitiram comunicados neste domingo (27) informando a situação

Hospital das ClínicasHospital das Clínicas - Foto: Sérgio Bernardo/Arquivo Folha de Pernambuco

As universidades de Pernambuco vão se manter sem atividades nesta segunda-feira (28). Federal, Rural, UPE e IFPE emitiram comunicados neste domingo (27) informando a situação.

Os serviços essenciais serão mantidos Universidade Federal de Pernambuco. É o caso do Hospital das Clínicas e da Superintendência de Segurança Institucional. "A Reitoria da UFPE mantém, nesta segunda-feira (28), a suspensão das aulas e do expediente administrativo nos Campi Recife, Vitória e Caruaru, diante do quadro ainda prevalente de desabastecimento de combustível em vários Estados brasileiros, especialmente em Pernambuco", diz a nota. A instrução é de que os servidores desses setores impossibilitados de chegar ao local de trabalho se reportem às chefias imediatas.

Ficam fechados também os restaurantes universitários do Recife e do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). As bibliotecas renovarão os prazos de entrega de material emprestado que venceu durante esses dias sem funcionamento normal da Universidade. O funcionamento da instituição na terça (29) será comunicado na
segunda às 14h.

Rural
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também suspendeu as atividades nesta segunda e informa que vai avaliar o quadro para emitir nova posição na segunda sobre o funcionamento na terça (29).

UPE
Os 15 campi da Universidade de Pernambuco (UPE) terão aulas suspensas na segunda (28). A medida foi tomada "de forma preventiva e considerando a continuidade da greve dos caminhoneiros", de acordo com a nota publicada no site da instituição. A decisão é válida para os turnos da manhã, tarde e noite. Uma reunião será realizada entre os gestores para definir como a reposição de aulas será feita.

O atendimento está mantido normalmente no Complexo Hospitalar da UPE, composto pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam). "Caso haja redução do número de servidores disponíveis nos atendimentos, serão priorizados os casos com gravidade clínica e situações emergenciais."

Unicap
A Universidade Católica de Pernambuco decidiu manter as atividades acadêmicas e administrativas suspensas nesta segunda-feira (28), uma vez que o abastecimento ainda não foi regularizado. À tarde, mediante análise da situação, emitirá comunicado sobre o funcionamento ou não da universidade na terça-feira.

Veja também

Paulista retoma aplicação da segunda dose da CoronaVac neste final de semana
Imunização

Paulista retoma aplicação da segunda dose da CoronaVac neste final de semana

MEC cria grupo de trabalho para atualização do Enem e do Encceja
Educação

MEC cria grupo de trabalho para atualização do Enem e do Encceja