UPAE Petrolina vira unidade de tratamento para o novo coronavírus

A unidade de saúde recebeu dez leitos de cuidados intermediários para os pacientes da Covid-19 e deve chegar a cem leitos até o final deste mês

UPAE de PetrolinaUPAE de Petrolina - Foto: Divulgação

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina, no Sertão do estado, conta agora com dez leitos de cuidados intermediários dedicados exclusivamente para pacientes com quadros suspeitos ou confirmados da Covid-19. Outros noventa leitos serão abertos na unidade até o final de abril, sendo vinte Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

Os leitos de cuidados intermediários são voltados para pacientes com quadros considerados moderados, que não precisam de suporte de respirador. A Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) é responsável por regular o fluxo de atendimento na unidade e encaminhará os usuários admitidos em serviços de saúde da região que apresentarem sintomas de síndrome respiratória aguda grave ou confirmação de Covid-19.

Leia também:
Chega a 8 o número de mortes por Covid-19 em Pernambuco; total de casos da doença é 95
Maternidade Brites de Albuquerque receberá leitos para a Covid-19
Hospital da Mulher ganha mais 19 leitos de UTI para pacientes com Covid-19

"Com a implementação dos leitos intermediários para pacientes com suspeita ou confirmados para a Covid-19 na UPAE Petrolina, damos mais um passo na qualificação da nossa rede de saúde para a pandemia do novo coronavírus, aumentando o número de leitos destinados a esses usuários no Sertão pernambucano. Por determinação do governador Paulo Câmara, o Governo de Pernambuco tem o compromisso de preparar a rede de Saúde para o atendimento dos casos", declarou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Novos leitos
O governador Paulo Câmara já anunciou a criação de 1 mil novos leitos dedicados para a doença em Pernambuco, sendo 400 de UTI e 600 de enfermaria. Nos últimos dias, 290 leitos já foram abertos, sendo 90 de UTI e 200 de enfermaria. Além disso, a Prefeitura do Recife também já realizou a abertura de 106 leitos, sendo 31 de UTI, no Hospital da Mulher e na Policlínica Amaury Coutinho.

Municípios
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu documento destinado aos prefeitos do estado, recomendando a instalação de leitos de UTIS nas redes municipais de saúde. A orientação, assinada pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, determina que, nas cidades com mais de 100 mil habitantes, também sejam instaladas estruturas com leitos de retaguarda, para dar suporte ao sistema público. O Ministério Público está exigindo, ainda, a execução dos Planos de Contingências Municipais, através da utilização das ferramentas e pessoal existentes nas Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Veja também

Como 46º presidente dos Estados Unidos, Joe Biden entra caminhando na Casa Branca
EUA

Como 46º presidente dos Estados Unidos, Joe Biden entra caminhando na Casa Branca

Cuba espera produzir 100 milhões de doses de sua vacina contra a covid-19 em 2021
Vacina

Cuba espera produzir 100 milhões de doses de sua vacina contra a covid-19 em 2021