Mobilidade

Usuários de BRTs do Recife ganham a opção de pagar a passagem pelo celular

O aplicativo Carteira Digital Cittamobi, que dá ao passageiro comprar o saldo e adquirir as passagens, está disponível para o sistema Android

Carteira Digital Cittamobi permite que passageiro pague a passagem pelo celularCarteira Digital Cittamobi permite que passageiro pague a passagem pelo celular - Foto: Léo Caldas/Divulgação

Usuários do BRT Via Livre Leste/Oeste ganharam a opção de pagar a passagem utilizando apenas o celular, por meio de um aplicativo digital gratuito, o Carteira Digital Cittamobi, que dá ao passageiro ainda a opção de compra de saldo e aquisição de passagens, inclusive, com cartão de crédito.

As duas linhas que já estão aceitando esse método transportam mais de 1,125 milhão de pessoas por mês. O objetivo é que, até o começo de fevereiro, o aplicativo possa beneficiar quem usa a linha CDU/Boa Viagem/Caxangá (2040).

“A Carteira Digital Cittamobi é uma modernização para a mobilidade urbana. Com essa nova modalidade, possibilitamos o pagamento da tarifa sem a necessidade de usar outros meios e a liberação da catraca é realizada apenas com o smartphone”, reitera Paulo Fraga, CEO da Cittamobi.

“Trazemos para o transporte de passageiros um sistema que vai facilitar a vida do usuário, com uma ferramenta de embarque nos ônibus acessada por celular que proporciona uma experiência de pagamento e utilização 100% digital”, complementa.

Inicialmente, o sistema beneficiará os usuários atendidos pela Mobi-PE, mas o objetivo é que esteja disponível também para as demais empresas de ônibus que integram o Sistema Estrutural Integrado (SEI), ampliando consideravelmente a oferta do serviço. “Com a carteira digital, foi possível digitalizar o dinheiro de modo seguro, o que facilita a experiência do passageiro na mobilidade urbana. O valor da passagem sai direto do passageiro para empresa operadora”, detalha Paulo Fraga.

Um aspecto muito importante da carteira digital é a possibilidade de se fazer a compra da passagem sem necessidade do deslocamento físico para recargas, ajudando assim ao usuário a evitar aglomerações. O sistema atende quem se desloca de ônibus todos os dias ou eventualmente. Recife é a terceira cidade no País a usar o sistema da Cittamobi que já roda em Sorocaba e Diadema, no estado de São Paulo.

Por aqui, já está disponível nos terminais integrados CDU, Camaragibe e Caxangá e nas estações do BRT ViaLivre Leste/Oeste. A implantação nos ônibus que operam na linha CDU/Boa Viagem/Caxangá (2040)  acontecerá até o começo de fevereiro.


Cadastro

Para usar a carteira digital Cittamobi, o usuário, após baixar o aplicativo, preenche um cadastro no qual informa seus dados pessoais, faz uma selfie e envia uma foto de um documento (carteira de identidade, carteira de motorista, etc.). Num processo muito semelhante ao que os bancos digitais fazem. Tudo pelo celular. Validadas as informações, ele já pode adicionar saldo ao gerar e pagar um boleto bancário, também é possível a utilização de cartão de crédito.

No caso do boleto bancário, é preciso aguardar até 24h para compensação e disponibilização do saldo na carteira digital. Já na utilização do cartão de crédito, o pagamento pode ser realizado na mesma hora. Ao entrar no ônibus ou na estação, o passageiro escolhe se quer usar o saldo da sua carteira ou o cartão de crédito, aproxima o celular do leitor e a liberação da catraca é imediata. A carteira digital já está disponível para download por meio do aplicativo Cittamobi. Neste primeiro momento para aparelhos Android. A versão para IOS deverá sair ainda nesse primeiro semestre. 

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter