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Uva-passa: consuma pelo Natal e no resto do ano

Sem colesterol e gordura, as uvas passas possuem substâncias chamadas fitonutrientes polifenólicos, são propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

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A uva-passa é um fruto seco. Através da desidratação da uva fresca, surge a passa. Sem colesterol e gordura, as uvas passas possuem substâncias chamadas fitonutrientes polifenólicos, são propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. É rica em antioxidantes que retardam os sinais do envelhecimento e protegem a visão dos efeitos da oxidação e do tempo. Alimento de boa fonte de ferro e cálcio, a uva-passa também fortalece o sistema nervoso, os ossos e os dentes. A uva passa é muito utilizada nas comidas de Natal, porém, o seu consumo deve fazer parte do cardápio.

Separei três benefícios da uva-passa para você:

. Regulação o intestino: fonte de fibras. Para quem tem o intestino preso, é uma ótima pedida.

. Amiga do coração: rica em catequina, antioxidante eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, além de regular a pressão e colaborar com a boa circulação.

. Fortalece o sistema nervoso: os minerais e as vitaminas do complexo B da uva-passa são bons para quem tem exaustão física, estresse ou fadiga crônica. São importantes também para idosos e estudantes, uma vez que melhoram funções cerebrais e evitam a perda de memória. Ainda contam com flavonoides, antioxidantes e miricetina, que ajudam a evitar doenças cognitivas.

Um dado importante: tem resveratrol um antioxidante que protege o organismo contra o estresse oxidativo, combatendo a inflamação e ajudando a prevenir alguns tipos de câncer, melhorar a aparência da pele, diminuir o colesterol e elimina as toxinas do organismo.

A uva-passa tem muitos outros benefícios. Atenção: para pessoas que tem o cardápio restritivo de açúcar, é importante consultar o seu médico.

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Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 E-mail: [email protected]

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