Vacinas

Vacina BCG: estados começam a racionar os estoques com interdição da fábrica do imunizante no país

O Ministério da Saúde já havia informado aos estados que diminuiria o número de doses enviadas mensalmente devido à dificuldade de compra

A vacina BCG é uma das primeiras a serem aplicadas nas crianças após o nascimentoA vacina BCG é uma das primeiras a serem aplicadas nas crianças após o nascimento - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os estados brasileiros devem começar a racionar a aplicação da vacina BCG para evitar desabastecimento nos próximos meses. A única fábrica autorizada a produzir o imunizante no país está interditada pela Anvisa. As instalações pertencem à Fundação Ataulpho de Paiva (FAP), localizada no Rio de Janeiro.

O Ministério da Saúde enviou uma circular aos estados informando que diminuiria — de 1 milhão para 500 mil — o número de doses enviadas mensalmente devido à dificuldade de compra e à baixa disponibilidade nos estoques nacionais. O problema deve durar pelo menos sete meses.

Enquanto a questão não é solucionada, a pasta orientou os estados a "otimizarem e fazerem uso racional desta vacina" até que "a situação do estoque nacional da vacina BCG seja regularizada".

A vacina BCG é uma das primeiras a serem aplicadas nas crianças após o nascimento. Ela protege contra a tuberculose e pode ser dada até os 4 anos. A aplicação precoce do imunizante, imediatamente após o nascimento, é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Idealmente, o imunobiológico deveria ser ofertado ao bebê ainda na maternidade.

Estados começam a racionar imunizante

Na última semana, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Espírito Santo afirmou que, no mês de maio, recebeu um quantitativo de doses 40% menor do que o previsto. Com base nas orientações do Ministério da Saúde para o racionamento, o estado definiu uma série de medidas aos municípios, como a oferta da vacina nas maternidades em dias alternados e a aplicação nas unidades de saúde mediante agendamento.

“É importante que possamos trabalhar com estratégias de otimização, de forma a garantir a imunização dessas crianças e que não haja perda de doses”, informou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI) do Espírito Santo, Danielle Grillo.

No Amapá, a Superintendência de Vigilância em Saúde do estado deu início, nesta semana, a uma campanha que passará por diversas cidades para ampliar a cobertura vacinal de crianças. Em comunicado, no entanto, o governo destaca que serão oferecidos todos os imunizantes do calendário infantil, “exceto pela BCG, por conta do racionamento desse imunizante a nível nacional”.

Em Manaus, capital do Amazonas, a prefeitura publicou uma nota, nesta segunda-feira, informando que passará a centralizar a aplicação da vacina BCG em apenas quatro unidades de saúde, em dias e horários específicos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a medida é consequência da redução no recebimento de doses.

“Já adotamos a política de concentração da oferta em poucas unidades, mas estamos reforçando a estratégia de otimização em razão de comunicado do Ministério da Saúde sobre a disponibilidade limitada deste imunobiológico no país”, explicou a subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo, em comunicado.

Em Cuiabá, capital do Mato Grosso, também foi necessário alterar as regras da aplicação devido ao racionamento a partir desta semana. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a vacina está sendo aplicada apenas em 11 unidades básicas, em dias alternados.

“Devido a um problema que foge ao nosso alcance, precisamos redistribuir as vacinas BCG estipulando dias, horários e locais para a aplicação da vacina, para que possamos fazer o uso racional deste imunizante, evitando ao máximo de desperdício”, explicou Marcel Lemos, coordenador técnico de Ações Básicas, em comunicado.

No Rio de Janeiro, nesta semana, o RJ1, da TV Globo, registrou escassez de doses da BCG em alguns postos de saúde da capital. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou ao programa que recebeu o informe do Ministério da Saúde sobre as orientações para racionamento e que está recebendo os imunizantes de forma reduzida. Já a Secretaria Municipal de Saúde da capital disse que recebeu apenas 20 mil doses na semana passada, um quantitativo que não é suficiente para as crianças da cidade.

Sociedades médicas alertam para baixa cobertura

No fim de maio, entidades médicas e científicas brasileiras alertaram, em uma carta enviada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), para a falta da vacina BCG no país e sinalizaram a baixa cobertura vacinal do imunizante: apenas 41,3% em 2022, segundo dados do DataSUS. Entre janeiro e outubro de 2020 somente 63,8% do público-alvo recebeu o imunizante. A cobertura vacinal considerada ideal é de no mínimo 90% para esta vacina.

"Lamentavelmente, mais uma vez no Brasil, o fornecimento da vacina BCG diminuirá nos próximos meses por questões logísticas e de importação do Ministério da Saúde, já que a produção brasileira do imunizante está suspensa", dizem as entidades na carta.

O documento foi assinado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose REDE-TB e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Veja também

Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo
CLIMA

Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão
Rio de Janeiro

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão

Newsletter