Coronavírus

Vacinação contra a Covid-19 apresenta resultados positivos entre trabalhadores da saúde

Enquanto casos graves na população em geral tiveram aumento exponencial, evolução em trabalhadores da categoria se manteve estável

Vacinação contra Covid-19 no RecifeVacinação contra Covid-19 no Recife - Foto: Rodolfo Loepert/divulgação/PCR

Os trabalhadores da saúde, em Pernambuco, que foram vacinados contra a Covid-19, começam a apresentar resultados, segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco. Enquanto o número de casos graves na população em geral teve aumento exponencial na fase mais crítica da pandemia agora em 2021, a evolução da doença entre os profissionais da categoria ao longo das últimas semanas se manteve na estabilidade após o início da imunização no Estado.

De acordo com o levantamento, entre a semana epidemiológica (SE) 40 e a SE 53 de 2020, a média semanal de casos graves entre a população em geral foi 266 ocorrências – sendo 155 o menor número e 450 o ápice de registros. Já entre a SE 03 de 2021 até a última semana epidemiológica completa deste ano (SE 13), essa média pulou para 500 casos semanais – sendo 531 o menor número e 828 o maior número de ocorrências.

Já entre os trabalhadores da saúde, o cenário, que, seguindo as perspectivas, também deveria ser de aumento de casos, foi registrado o oposto. Entre a SE 40 e a SE 53 de 2020, a média de casos graves em profissionais da categoria foi de quatro registros – com variação entre uma e sete ocorrências. Com o início, este ano, da vacinação neste público, a média de casos se manteve estável, com três registros semanais – variando entre zero ocorrências e seis casos.
 

“Já havíamos constatado a eficácia da vacina nos idosos com mais de 85 anos, com a diminuição de internações neste público. Agora, percebemos a estabilidade entre os trabalhadores da saúde. Esses dados apontam que precisamos de mais vacinas, porque, além de seguras, trazem impactos importantes no controle da doença. Os indicadores nos dão esperança em superarmos a pandemia e reforçam, ainda mais, a necessidade de acelerar e avançar neste processo de imunizadão”, ressaltou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, durante coletiva online do Governo de Pernambuco na tarde desta quinta-feira (8).

O gestor ainda reforçou que, na vacinação no público em geral, já foram aplicados, pelo menos, oito de cada dez imunizantes destinados para a primeira dose. Isso significa 991.876 de mais de 1,1 milhão de doses. Ou seja, já foram utilizadas 86,8% das primeiras doses. Ao todo, o Estado já aplicou 1.274.254 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 991.876 foram primeiras doses.

Veja também

Direção do partido de Merkel apoia Armin Laschet para suceder à chanceler
Alemanha

Direção do partido de Merkel apoia Armin Laschet para suceder à chanceler

Pernambuco registra 738 novos casos e 34 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h
coronavírus

Pernambuco registra 738 novos casos e 34 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h