Grupos aptos

Covid-19: agentes vão esta semana a 18 comunidades do Recife vacinar quem ainda não foi imunizado

Pessoas que estão com a segunda dose em atraso também serão abordadas por equipes de saúde da cidade

Secretaria de Saúde do Recife faz busca ativa de moradores que não tomaram a vacina contra a Covid-19Secretaria de Saúde do Recife faz busca ativa de moradores que não tomaram a vacina contra a Covid-19 - Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

Profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife farão a busca ativa de moradores que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na cidade. Pessoas que estão com a segunda dose do imunizante em atraso também serão procuradas pelas equipes de saúde. 

Até a próxima sexta-feira (3), das  8h às 12h, 18 comunidades serão visitadas, e a expectativa é de que sejam aplicadas cerca de 200 doses por dia em cada local. 

Os locais da iniciativa foram escolhidos a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Nesta quarta-feira (1°), serão visitadas as comunidades de Santo Amaro I; Sítio dos Pintos; Saramandaia; Ilha do Destino; Passarinho; Ocupação MST Jordão Alto. 

De acordo com o médico infectologista e chefe da triagem do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco, é importante que ações sejam realizadas para acelerar o ritmo da vacinação. 

“No começo, a procura era muito maior da vacina, então precisava de uma organização para espalhar esses grupos de uma forma mais igualitária, agora você tem uma disponibilidade de vacina e tem uma população indisposta, e está tentando acelerar ao máximo a possibilidade de vacinar próximo a 100% desse pessoal acima dos 18 anos. Acho importante essa ideia de se alcançar os 20% que deveriam estar vacinados acima dos 18 anos e que ainda não estão, então se não está tendo essa busca ativa da população, a prefeitura faz bem em buscar e até convencer essas pessoas dos benefícios que é fazer a vacinação o mais rápido possível”, explica. 

Segundo a secretária-executiva de Planejamento da Saúde do Recife, Yluska Reis, o objetivo da ação é ampliar a vacinação na cidade.“É muito importante que a população faça a adesão, chegue nesses pontos dentro das comunidades, para que a gente consiga vacinar toda a população que precisa ser vacinada na cidade. A ideia da Prefeitura do Recife é chegar junto das pessoas, levando a vacinação diretamente na comunidade para a parcela da população que ainda não conseguiu se vacinar”, destaca. 

Durante a ação, as equipes da Sesau farão o cadastro no Conecta Recife dos recifenses com 14 anos ou mais e a vacinação (tanto de primeira quanto de segunda dose) no mesmo dia, sem necessidade de agendamento.

Também será realizado cadastro de crianças e adolescentes entre 2 e 13 anos, para auxiliar a gestão municipal no planejamento de novas aberturas para esse público.

A busca ativa teve início nessa segunda-feira (30) e já visitou as comunidades de Vila Monarca, no Alto Santa Terezinha; Pirulito/Chiclete/Cajá, na Iputinga; e Escorregou tá Dentro, em Afogados.

Ao longo desta semana, a programação segue para os seguintes locais: Santo Amaro I, em Santo Amaro; Sítio dos Pintos, em Sítio dos Pintos; Saramandaia, em Campo Grande; Ilha do Destino, em Boa Viagem; Passarinho, no bairro de mesmo nome; Ocupação MST Jordão Alto, no Jordão; Travessa do Gusmão, no bairro de São José; Rio Morno, na divisa da Linha do Tiro e Dois Unidos; Nossa Senhora, no bairro do Monteiro; Embaixo da Rede, nos Torrões; Souza Luna, em Afogados; Palha de Arroz, em Campo Grande; Cabeça da Vaca, na Estância; e Sítio dos Macacos, na Guabiraba.

Para receber a vacina, os moradores devem apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência e as documentações específicas para cada um dos grupos prioritários.

Aqueles que não tiverem comprovante de residência nem de domicílio eleitoral poderão utilizar uma autodeclaração de residência, que foi elaborada especificamente para esta ação.

Confira a programação completa:

Quarta (01/09) – Santo Amaro I; Sítio dos Pintos; Saramandaia; Ilha do Destino; Passarinho; Ocupação MST Jordão Alto;

Quinta (02/09) – Travessa do Gusmão; Rio Morno; Nossa Senhora; Embaixo da Rede; Souza Luna;

Sexta (03/09) – Palha do Arroz; Cabeça da Vaca; Sítio dos Macacos. 

Veja também

Alckmin sobre Cid Moreira: voz que marcou gerações e foi sinônimo de competência
REPERCUSSÃO

Alckmin sobre Cid Moreira: voz que marcou gerações e foi sinônimo de competência

Naufrágio deixa 36 mortos na Nigéria e teme-se que total de vítimas seja superior a 100
nigéria

Naufrágio deixa 36 mortos na Nigéria e teme-se que total de vítimas seja superior a 100

Newsletter