Notícias

Vacinação contra a gripe suspensa temporariamente no Recife

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será suspensa até que o Ministério da Saúde envie novas doses. Na Capital pernambucana, em cinco dias úteis de vacinação, foi imunizado 70% do público-alvo desta primeira etapa

Vacinação contra a gripeVacinação contra a gripe - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A partir desta terça-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe está suspensa temporariamente no Recife, até que o Ministério da Saúde envie mais doses da imunização, o que deve acontecer até o fim desta semana. As 25 mil doses disponíveis ontem, se esgotaram em quase todas as unidades de saúde da Capital, e de acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, a vacina para idosos e profissionais de saúde está garantida até o dia 15 de abril, quando se encerra a primeira fase da campanha.

Em cinco dias úteis de vacinação da Campanha Nacional contra Gripe, a Secretaria de Saúde imunizou 70% das pessoas que deveriam ser vacinadas nos 18 dias úteis desta fase.

Leia também:
RioMar tem fila de carros em dia de vacinação contra gripe
Jaboatão retoma vacinação contra gripe nesta segunda-feira
Mandetta diz que vacina contra gripe tem problemas de logística e alta demanda


Nesta segunda-feira, a Prefeitura contava com 25 mil doses da imunização, que se esgotaram ontem mesmo. A Sesau informou à reportagem da Folha de Pernambuco que em algumas poucas unidades de saúde restaram algumas doses da vacina contra a gripe, mas não recomenda que a população procure os postos, a fim de evitar grandes aglomerações.

A pasta orienta que as unidades que ainda contam com vacinas devem imunizar os profissionais de saúde. A secretaria pede ainda que quem não trabalha na unidade onde irá receber a vacina deve levar, além da carteira de vacinação, um documento de identificação, comprovante laboral, como crachá ou carteira de trabalho, por exemplo.

A prefeitura do Recife aguarda agora o envio de mais doses do imunizador por parte do Ministério da Saúde, para que possa retomar a vacinação das pessoas prioritárias. Com isso, não será realizada vacinação no esquema drive-thru e nos demais postos volantes até que novas doses cheguem.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, no Recife, com foco na imunização de pessoas acima dos 60 anos, foi retomada nesta segunda (30), e teve como novidade o sistema de drive-thru em dois pontos: no Shopping Riomar, no Pina, e na Avenida Recife, na frente do Big Bompreço (antigo Walmart), em Areias. No primeiro local, dezenas de carros formaram uma fila gigante. Procura que gerou um crescimento no número de idosos vacinados. Foram vacinados nesta segunda, cerca de 5 mil idosos nos dois locais.

A pasta informou que os dois pontos abertos, serão reativados assim que o município receber mais vacinas, mas que pode haver mudanças de locais.

"O movimento superou o esperado. Esse é nosso terceiro dia de vacina no Rio Mar. A média dos últimos dois dias ficou em 1700 doses , mas hoje, só pela manhã, nós atingimos esse número. Nosso horário é de 7h até 17h, mas na semana passada largamos 19h porque a fila estava enorme. Hoje, nós acreditamos que vamos chegar ao número de três mil doses", afirmou Cláudia Santos, Gerente do Distrito Sanitário VIII do Recife.

Próximas etapas
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter