Vacinação

Vacinação de idosos de 80 a 84 anos tem fila de duas horas e sensação de alívio em SP

Com início neste sábado(27), pontos de vacinação drive-thru na capital paulista enfrentaram filas que exigiram resistência

No Pacaembu (zona oeste de SP), idosos relataram espera superior a duas horasNo Pacaembu (zona oeste de SP), idosos relataram espera superior a duas horas - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A tão aguardada primeira dose da vacina contra o coronavírus não chegou sem esforço para idosos entre 80 e 84 anos, que começaram a ser imunizados neste sábado (27) em São Paulo.

Aqueles que foram a pontos de vacinação drive-thru na capital paulista enfrentaram filas que exigiram resistência. No Pacaembu (zona oeste de SP), idosos relataram espera superior a duas horas.

Eram por volta das 10h quando o advogado Wanderley Nascimento, 80, conseguiu entrar com seu carro na praça Charles Miller, onde fica o estádio do Pacaembu.

"Fui prejudicado. Cheguei por volta das 6h e fiquei esperando. Não tem policiamento para orientar as pessoas, depois abriram outras entradas, pessoas passaram na frente", relata ele.
Maria Santos, 80, pegou um táxi para ir se vacinar às 7h15. Às 10h30, ainda aguardava sua vez. "É um desrespeito com os idosos", reclamou.

O comerciante Cesar Sarti, 55, que levou a mãe para se vacinar, também reclamou da falta de orientação e de veículos furando a fila. Mas afirma estar aliviado com a vacina. "É um caminhão que sai da suas costas, muita alegria. É difícil viver 24 horas com a sua mãe com medo de transmitir a doença para ela", disse.

A vacinação também foi momento de aventura e encontro. Yukio Sasaki, 80, e a esposa foram levados pela filha, que é médica, mas devido a uma emergência no trabalho ela teve de ir embora.

Sem carro, os dois idosos não poderiam seguir na fila drive-thru. No entanto, pessoas que estavam no local saíram batendo de carro em carro em busca de uma carona para o casal.
 


Sônia Botelho, 81, aceitou levá-los. "Já conversamos um pouco aqui", disse ela. "Me sinto mais segura, mas aguardando a segunda dose", completou.

Entre os idosos vacinados no estádio também esteve o ex-presidente Michel Temer (MDB), de 80 anos.
Segundo a prefeitura, neste sábado, a vacinação acontece em cinco mega drive-thrus e 82 AMA/UBS integradas da capital.

A partir de segunda (1°), estará disponível nas 468 unidades básicas de saúde , das 7h às 19h, e em três centros-escolas, também de segunda à sexta, das 8h às 17horas.

De acordo com a prefeitura, na sexta (26), chegou um lote de 140 mil doses da vacina da Oxford - Astrazeneca, que será suficiente para vacinar toda a população entre 80 e 84 anos.

Na imunização feita no Pacaembu, os funcionários da saúde adotaram um protocolo de mostrar aos idosos a seringa cheia e, depois da aplicação, vazia, uma medida para provar que o imunizante de fato foi aplicado.

Veja também

Lançado o 3º voo tripulado da SpaceX com destino à Estação Espacial
Crew Dragon

Lançado o 3º voo tripulado da SpaceX com destino à Estação Espacial

Plenário reafirma que é constitucional a proibição de aumentos com pessoal durante pandemia
STF

Plenário reafirma que é constitucional a proibição de aumentos com pessoal durante pandemia