Vacinação de idosos nesta sexta no Recife será só em pontos drive thru

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), só estão disponíveis neste momento 15 mil doses

Vacinação em esquema drive thruVacinação em esquema drive thru - Foto: Rafael Furtado / Folha de Pernambuco

Nesta sexta-feira (3), a vacinação contra a gripe na capital pernambucana para os idosos a partir dos 60 anos acontecerá exclusivamente em dois pontos de drive thru, que funcionam até as 17h. Profissionais da área de saúde devem realizar a imunização em uma das 150 unidades de saúde do Recife.

A medida, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), é porque só estão disponíveis neste momento 15 mil doses que sobraram da última remessa enviada pelo Ministério da Saúde. Um novo lote deve chegar ao Recife na próxima semana, e os idosos poderão continuar se vacinando em escolas e creches perto de suas residências.

Os idosos que desejam se vacinar nesta sexta deverão receber a imunização no estacionamento do Shopping RioMar, localizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, ou na Avenida Beberibe, em frente ao Estádio do Arruda, na Zona Norte da capital. Os drives thurs permitem que a população idosa não precise descer do veículo para receber a vacina.

Leia também:
Com escolas fechadas, Ministério da Saúde mudará etapa de vacinação contra gripe
Recife retoma vacinação contra a gripe nesta quinta
Caminhoneiros vão ter prioridade em campanha de vacinação contra gripe


Já os trabalhadores da área de saúde que ainda não se vacinaram continuarão sendo imunizados nas cerca de 150 unidades de saúde do Recife. O objetivo é que esses profissionais não tenham contato com o público com mais de 60 anos. Para receber a vacina, os trabalhadores da saúde devem levar, além da Carteira de Vacinação e um documento de identificação, comprovante laboral, como crachá ou carteira de trabalho, por exemplo.

De acordo com o balanço da Sesau, nessa quinta-feira (2) foram imunizadas cerca de 20 mil pessoas, totalizando 195 mil imunizados somente na capital pernambucana desde o último dia 20. Esse número corresponde a quase 80% do público-alvo da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que vai até o próximo dia 15.

Ainda de acordo com a pasta, a procura dos idosos pela imunização excedeu as expectativas, tanto no Recife como em diversas cidades do País, por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus. No entanto a Sesau reforça que a vacina contra gripe não previne a Covid-19, mas, sim, três tipos de vírus Influenza: A H1N1, A H3N2 e B.

Outras etapas 
Dividida em três etapas, a campanha de vacinação contra gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização.

A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.

Veja também

Em cadeia nacional, Queiroga defende vacinação e apela para que pessoas tomem a 2ª dose
VACINAÇÃO

Em cadeia nacional, Queiroga defende vacinação e apela para que pessoas tomem a 2ª dose

Preso na Paraíba suspeito de envolvimento na morte de Marielle Franco
Investigação

Preso na Paraíba suspeito de envolvimento na morte de Marielle Franco