SAÚDE

Vacinação no Brasil: nova plataforma facilita o acesso a informações sobre cobertura vacinal

O espaço virtual VacinaBR tem como objetivo contribuir para dar mais transparência às ações de imunização no país

Vacinação infantilVacinação infantil - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Indicadores de taxa de cobertura vacinal são importantes para a implementação de ações coordenadas e bem-planejadas de vacinação capazes de erradicar e controlar doenças, e reduzir a mortalidade de crianças e adultos.

Com o objetivo de facilitar a visualização e o acompanhamento desses dados, o Instituto Questão de Ciências (IQC) lança nesta segunda-feira (4) a plataforma VacinaBR, um espaço virtual interativo com dados, mapas e gráficos sobre a vacinação no Brasil.

A manutenção de altas coberturas vacinais é fundamental para a saúde pública. Entretanto, nos últimos anos, a consecutiva queda dessas taxas no Brasil tem sido motivo de preocupação não apenas para profissionais e gestores de saúde, mas para todos os setores da sociedade.
 

A nova plataforma foi desenvolvida pelo Observatório de Políticas Científicas do IQC, com o apoio da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Seu objetivo é facilitar o acesso a essas informações para pesquisadores, gestores, profissionais de saúde e jornalistas e, assim, contribuir para dar mais transparência às ações de imunização. Por ser de fácil acesso e uso intuitivo, também pode ser utilizada por qualquer pessoa que tenha interesse nessas informações.

Veja também

Macron anuncia "coalizão" de países para envio de mísseis de maior alcance à Ucrânia
Emmanuel Macron

Macron anuncia "coalizão" de países para envio de mísseis de maior alcance à Ucrânia

"Falso amor" é usado como meio para aplicar golpes com criptomoedas nos EUA
EUA

"Falso amor" é usado como meio para aplicar golpes com criptomoedas nos EUA