Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

‘Vamos seguir buscando alternativas’, afirma Paulo Câmara sobre compra de vacinas

Governador de Pernambuco afirmou que Estado segue procurando laboratórios de todo o mundo em busca de imunizantes

Vacinação contra Covid-19 no RecifeVacinação contra Covid-19 no Recife - Foto: Marcos Pastich/PCR

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, afirmou que o Estado seguirá “buscando alternativas” para adquirir doses de vacinas contra a Covid-19. A afirmação foi feita pelo gestor em entrevista à TV Globo Recife, na manhã desta sexta-feira (5).

“Vamos seguir buscando alternativas, temos procurado laboratórios de todo o mundo. Estamos buscando acelerar esse processo [de imunização] e ajudando o Governo Federal buscando vacinas que possam ser colocadas no Plano Nacional de Imunização", disse o governador.

Ao comparar o Brasil com outros países, com um ritmo acelerado de vacinação, Paulo Câmara afirmou que o País "infelizmente" atrasou sua campanha de imunização. "O Brasil não planejou a compra de outras vacinas que estão em pleno andamento, como Pfizer, Janssen e Moderna”, falou.

Na terça-feira (2), o governador visitou a fábrica da União Química, em Brasília/DF, após reunião sobre a negociação da compra direta pelos estados da vacina Sputnik V. Câmara lembrou que 10 milhões de doses do imunizante russo estão à disposição do Brasil.

“Queremos contribuir para acelerar a vacinação. É só ver os números, quando iniciamos a vacinação no fim de janeiro com os mais idosos, o número de internações de quem tem mais de 85 anos já está diminuindo. Isso mostra que a vacina tem eficácia”, continuou o governador.

A vacinação dos mais idosos ainda deverá contribuir para a redução da ocupação de leitos de terapia intensiva em Pernambuco, segundo Câmara. 

“Nosso esforço é vacinar cada vez mais os idosos. Se recebermos esse lote em março e o planejamento de abril, vamos ter condições de vacinar os idosos com mais de 60 anos. Isso vai criar uma diminuição desse leitos de UTI de pessoas que ocupam 60% dos leitos. Se temos hoje 1000 leitos abertos, 60% são para idosos. Se a vacina chegar a eles, vai sobrar leitos e vamos poder fazer um tratamento mais adequado”, explicou Paulo Câmara.
 
De acordo com a última atualização feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), na quinta-feira (4), Pernambuco já aplicou 467.611 doses dos imunizantes - sendo 347.573 pessoas vacinadas com a primeira dose e  120.038 com a segunda e o esquema vacinal finalizado.

 

Veja também

Incêndio atinge loja comercial no bairro de São José, no Recife
INCÊNDIO

Incêndio atinge loja comercial no bairro de São José, no Recife

Fiéis lotam ruas de Belém para acompanhar procissão do Círio de Nazaré
Procissão

Fiéis lotam ruas de Belém para acompanhar procissão do Círio de Nazaré

Newsletter