Coronavirus

Variante do coronavírus semelhante à da África do Sul foi detectada em Sorocaba

Embora seja similar à da África do Sul, não é descartado que seja uma nova variante

Imagem ilustrativa do Sars-CoV-2Imagem ilustrativa do Sars-CoV-2 - Foto: Pixabay

O governo João Doria (PSDB) confirmou nesta quarta-feira (31) que foi detectado um caso de uma variante do coronavírus que se assemelha à da África do Sul.

A informação foi dada em coletiva no Palácio dos Bandeirantes (zona oeste de SP).

Segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o material genético do vírus foi analisado. Embora seja similar à da África do Sul, não é descartado que seja uma nova variante.

"Em Sorocaba foi identificada uma variante, que foi submetida o trabalho descrevendo. É uma variante assemelhada à da África do Sul, embora não haja histórico de viagem ou de contato com viajantes à África do Sul. Então também existe a possibilidade de que seja já uma evolução da nossa P1 em direção a essa nova mutação da África do Sul", disse Covas.

Segundo Dimas Covas, terá que ser determinada qual é a real incidência dessa variante. "Se for apenas um caso, as medidas são as medidas que em andamento. Fora isso o acompanhamento genômico em outros locais, o sequenciamento, para a observação do surgimento dessas variantes. Porque isso nesse momento é esperado e o que temos que fazer é o sequenciamento rotineiro de um percentual das amostras testadas para monitorar o aparecimento das variantes", disse.

Sobre a situação da doença no estado, o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, informou que o estado tem 92,2% das UTIs ocupadas e a Grande São Paulo 91,8%.

"Temos 12.975 pacientes internados nas nossas unidades de terapia intensiva. Para se ter uma ideia, tínhamos agora na segunda-feira 12.945. Portanto, a ascensão, apesar de estar ocorrendo, vem num numerário menor do que aquilo que estávamos acompanhando nas últimas semanas, com centenas de novas admissões nas unidades", disse.

Segundo Gorinchteyn, atualmente, o número de pacientes na UTI é o dobro do pico anterior da pandemia, em julho de 2020.

Atualmente, o estado tem 74.652 mortos por coronavírus.

No comparativo com a última semana, houve um incremento de casos em 9,2% e de internações em 10%. Apesar disso, Gorinchteyn cita que houve desaceleração em relação às últimas semanas.

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza

Fé e devoção marcam programação da Semana Santa na RMR a partir desta Quinta-feira Santa (28)
Religiosidade

Fé e devoção marcam programação da Semana Santa na RMR a partir desta Quinta-feira Santa (28)

Newsletter