Coronavírus

Variante encontrada em Manaus é supostamente mais transmissível e pode já circular pelo Brasil

Manaus é uma das cidades mais atingidas pelo vírus desde o início da PandemiaManaus é uma das cidades mais atingidas pelo vírus desde o início da Pandemia - Foto: Michael Dantas/AFP

Com a confirmação da presença da nova variante do coronavírus em Manaus, no Amazonas, o Brasil entra em estado de alerta para o risco que representa essa cepa, a  B.1.1.28 (K417N / E484K / N501Y). 

Estima-se que a nova cepa tenha um potencial de transmissão superior ao das demais. E não há como prever que tenha sido isolada no estado amazonense. 

“Se chegou ao Japão, pode estar circulando em outro lugar do Brasil”, alerta o pesquisador Felipe Naveca, integrante do Instituto Leônidas e Maria Deane, que atua junto à Fundação Fiocruz, e está envolvido nos estudos sobre mutações de vírus no estado do Amazonas.

"A variante de Manaus, ao que tudo indica, é nova e surgiu no Brasil. É diferente da variante encontrada em São Paulo, que é exatamente igual à de Londres. Ela tem uma mutação que foi encontrada na variante achada na África do Sul e uma igual à encontrada no Reino Unido, que dá maior chance de transmissão. Tem sido estimado entre 50% a 70% mais transmissível”, diz o médico infectologista pernambucano Bruno Ishigami.

O infectologista alerta para o problema da alta transmissão: “Quanto mais gente transmitindo, mais pacientes terão formas graves e mais sobrecarga será vista no sistema de saúde.”

Inicialmente detectada no Japão, em pessoas com histórico de passagem por Manaus, essa variante tem origem na Amazônia brasileira. Naveca indica que a nova cepa pode já estar presente em outras partes do Brasil e não descarta que seja a predominante no Amazonas, onde a pandemia está causando estragos. 

Há dias com o sistema de saúde colapsado, o estado viu, nesta quinta-feira (14), acabar o estoque de oxigênio para dar suporte às centenas de pacientes internados. 

"Não posso garantir que seja o caso (de ser mais transmissível), mas existe essa possibilidade devido às mutações que apresentou na posição E484K e N501Y (da proteína Spike), que já estavam associadas a este maior potencial de transmissão. Por isso, é muito provável que sim (é mais contagiosa)”, diz o pesquisador. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, a descreveu como uma "variante preocupante", que poderia impactar a resposta imunológica. 

"O vírus, ao se multiplicar, pode sofrer alguma alteração do material genético. Isso significa que pode alterar os componentes que vão surgir a partir desse material genético. Uma das questões em relação a essa variante é a possibilidade de ela conseguir escapar de alguma forma da nossa resposta imune. Aí fica uma preocupação se vai prejudicar a vacina, se a pessoa pode se reinfectar mais vezes. Mas tudo isso são só hipóteses, nada ainda foi confirmado”, explicou Ishigami. 

"Comparamos as amostras e vimos que as amostras amazonenses eram ancestrais da variante encontrada no Japão, mas com uma grande distância genética, o que chamou muito a atenção. Apesar de ser descendente das linhagens que circulam no Amazonas, ela acumulou muitas mutações nesse período de novembro até início de janeiro. Participei de uma reunião da OMS e, até o momento, não há evidências de que essa linhagem prejudique a resposta à vacina”, detalha Naveca, que agora pesquisa se essa variante é predominante no momento no estado do Amazonas. 

"Esse percentual (da presença da variante nos novos casos) só saberemos quando concluirmos o sequenciamento de dezembro, (mas sua ancestral) é responsável por mais de 50% dos casos de Covid na Amazônia. Com os números de dezembro, vamos atualizá-lo e provavelmente vai aumentar”, diz ele, acrescentando que a situação de Manaus não se deve apenas a uma variante. 

“Temos um aumento de casos já previstos por conta das festividades de final de ano e porque estamos no período de transmissão de vírus [respiratórios]. Tudo isso somado levou a esta situação. Precisamos do apoio urgente da população para reduzir a transmissão e interromper a evolução do vírus."

Cuidados

Uso de máscara para evitar a propagação do vírusFoto: Pixabay

Um vírus mais transmissível significa que, supostamente, ele apresenta propriedades que podem facilitar a ligação ao organismo humano e, consequentemente, a infecção ou ainda que consiga ter uma replicação viral mais rápida, fazendo com que um infectado transmita mais. 

Como se proteger dessa variante? “A máscara continua a proteger de todas as variantes. Isso é uma coisa que não muda e não vai mudar”, diz o infectologista Bruno Ishigami. O distanciamento social e a lavagem frequente das mãos também seguem na cartilha de recomendações. 

Veja também

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem
HOMENAGEM

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato