Covid-19

Variante P.1 do coronavírus é predominante em Pernambuco

Todas as amostras coletadas em abril que passaram por sequenciamento foram dessa cepa

Ilustração do coronavírus Sars-CoV-2Ilustração do coronavírus Sars-CoV-2 - Foto: Divulgação/Innovative Genomics Institute

O resultado do lote mais recente de amostras positivas para a Covid-19 que passaram por sequenciamento genético em Pernambuco apontou que a variante P.1, detectada inicialmente no Amazonas, se tornou a linhagem predominante no Estado atualmente. 

As análises, feitas pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) e pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA/UFPE), a pedido da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), indicaram, ainda, que não há circulação, no momento, da cepa B.1.617, relatada inicialmente na Índia. 

Havia a suspeita de que essa cepa descoberta mais recentemente estivesse relacionada ao aumento acelerado dos casos de infecção no Agreste, região mais afetada do Estado no momento. 

Uma nova rodada de sequenciamentos, com casos exclusivamente do Agreste, será realizada, para que seja possível continuar analisando o perfil epidemiológico da doença na região, que vive forte aceleração da pandemia. Os resultados devem sair nos próximos dias.  

Espalhamento da P.1
O balanço divulgado nesta sexta-feira (4) corresponde aos resultados de 325 amostras analisadas, sendo 223 sequenciadas pela Fiocruz PE e 92 pelo Lika. Trinta e sete exames foram de residentes em municípios do Agreste. 

Das 223 amostras levadas à Fiocruz, 141 foram de pacientes diagnosticados entre os meses de janeiro e abril deste ano. Nas amostras referentes ao mês de janeiro, 76% foram classificadas como P.2 e 5% como P.1. Dos exames de fevereiro, 58% foram classificados como P.1 e 40% como P.2. 

Nas análises de março, 87% foram identificadas como P.1 e 11% como a variante P.2. Já nas análises referentes ao mês de abril, todas foram classificadas como P.1.

Das amostras sequenciadas no Lika - todas coletadas para exame no último mês de maio -, 46,3% eram da variante P.1, seguida de 23,2% da variante B.1 e de 20,7% da variante P1.1. 

A variante B1.1.28 representou 3,7% das amostras, enquanto a variante B1.1 correspondeu a 2,4%. As variantes P2, B1.2, e B1.566 corresponderam a 1,2% cada.

“A variante P.1, relatada primeiramente no estado do Amazonas, é uma cepa de grande preocupação. A predominância dessa variante no sequenciamento das amostras de pacientes que vivem no Agreste pernambucano pode apontar para uma das causas da aceleração da doença na região nas últimas semanas, associada ao comportamento da população. Os estudos mostram que precisamos ficar atentos e continuar com a vigilância ativa nos próximos dias”, pontua o titular da SES-PE, André Longo.

"Nós sabemos da importância da Vigilância Genômica da Covid-19 para frear o avanço do vírus e traçar um panorama epidemiológico da doença no Estado. O sequenciamento dessas amostras é essencial para entendermos como está a circulação das diversas cepas do novo coronavírus em Pernambuco, principalmente no Agreste, que vive um momento delicado. Dessa forma, conseguiremos pensar em novas estratégias de combate à pandemia. É importante ressaltar, no entanto, que a vigilância em relação às variantes deve ser reforçada principalmente pelo governo federal, responsável pela fiscalização de portos e aeroportos, principais portas de entrada das variantes", ressalta ele.

Veja também

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima
GRANDE RECIFE

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Newsletter