DECRETO

Veja como foi a primeira noite com medidas restritivas mais rígidas em Pernambuco

Av. Guararapes, no Centro do Recife no primeiro dia de novas restrições em PernambucoAv. Guararapes, no Centro do Recife no primeiro dia de novas restrições em Pernambuco - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Começou a valer nesta quarta-feira (3) o novo decreto do Governo de Pernambuco que restringe as atividades em todo o Estado. Os serviços não essenciais não podem funcionar das 20h às 5h durante a semana e devem permanecer fechados ao longo de todo o dia aos sábados e domingos. A medida vale até o dia 17 deste mês.

A reportagem da Folha de Pernambuco percorreu ruas do Recife e estabelecimentos da Região Metropolitana na primeira noite com regras mais rígidas. No Centro da cidade, funcionários da Prefeitura do Recife orientaram vendedores ambulantes a fecharem as barracas assim que o horário da suspensão previsto no decreto chegou.

Nos bairros dos Aflitos e da Jaqueira, na Zona Norte, os estabelecimentos encerraram as atividades na hora marcada. Em Boa Viagem, comércio fechado e poucas pessoas na areia da praia ou caminhando no calçadão.
 

No Shopping Tacaruna, em Santo Amaro, no Recife, a partir das 19h30, os alto-falantes passaram a veicular, a cada 10 minutos, avisos de que o local fecharia às 20h. Pontualmente, o centro de compras fechou as portas.

No bairro do Carmo, em Olinda, os bares e restaurantes também cumpriram o horário de funcionamento. O trânsito na região fluiu bem e não foram registrados protestos ou aglomerações na cidade. Farmácias e postos de gasolina, considerados serviços essenciais, permaneceram funcionando.

O Estado encerrou a quarta com o registro de 1.613 novos casos de Covid-19 e 38 óbitos em decorrência da doença nas últimas 24h. Com os novos dados, Pernambuco soma, agora, 303.047 casos confirmados e 11. 068 mortes. O número de pessoas recuperadas desde o início da pandemia é de 261.154.

Com taxa de ocupação dos leitos de UTI superior a 90%, o Governo do Estado adotou a medida com o objetivo de diminuir os índices de contágio e evitar um colapso ainda maior no sistema de saúde. Entre os serviços não essenciais que estão com o funcionamento restrito desde a noite dessa quarta, estão igrejas e templos religiosos, academias, bares e restaurantes, além de comércio de rua e shoppings centers.

Parques e clubes sociais também devem fechar nos finais de semana. Já nas praias, aos sábados e domingos, está permitida apenas a prática individual de atividades esportivas.

As denúncias de descumprimento do decreto podem ser feitas à Polícia Militar, por meio do 190, e ao Procon-PE, pelo 0800.282.1512, ou ainda pelo WhatsApp (81 3181.7000) ou o perfil no Instagram (@proconpe).

Veja também

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem
HOMENAGEM

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato