Desabamento em Olinda

Veja o que se sabe até o momento sobre o desabamento de prédio em Jardim Atlântico, Olinda

Edifício desabou parcialmente por volta das 22h dessa quinta-feira (27)

Escombros do Edifício Leme, em OlindaEscombros do Edifício Leme, em Olinda - Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

O Edifício Leme, localizado na rua Acapulco, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, desabou parcialmente por volta das 22h dessa quinta-feira (27).

Chamas foram vistas no prédio, que possui térreo e mais três andares, com quatro apartamentos por pavimento, sendo 16 moradias ao todo. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Moradores da rua onde o imóvel está localizado afirmam ter ouvido o barulho do desabamento, além de gritos e pessoas chorando entre os escombros. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou ao local por volta das 22h35. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também enviou ambulâncias ao local.

Desabamento em Olinda: Bombeiros atuam no localFoto: Paullo Allmeida / Folha de Pernambuco

Primeiro corpo encontrado e resgate de quatro vítimas com vida
Por volta das 23h17, o corpo de um homem de 32 anos foi encontrado nos escombros. Outras quatro pessoas, - três mulheres e um homem -, além de um cachorro foram resgatados do local com vida.

Duas mulheres de 25 anos, que não tiveram os nomes divulgados, foram levadas para a Upa de Olinda, por volta das 0h desta sexta-feira (28). Elas apresentavam escoriações, receberam atendimento e foram liberas por volta das 2h.

Uma outra mulher de 30 anos foi levada para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, com um trauma leve no pescoço. Ela segue em observação com quadro geral de saúde considerado estável, sem gravidade.

Além das mulheres, um homem de 45 anos, vítima do desabamento, foi encaminhado para a Unidade de Trauma do Hospital da Restauração, na área central do Recife, com uma fratura na mão. Ele passou por cirurgia e o quadro de saúde é estável.

Prefeito e governadora se manifestam
Após o ocorrido, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade), se pronunciou, por meio das redes sociais, informando que equipes de todas as secretarias do município estavam mobilizadas para prestar assistência às vítimas.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), também usou as redes sociais para falar sobre o acidente. Ela informou que a gestão “prestará todo apoio necessário”.

Segundo corpo achado em meio aos escombros
Durante a madrugada da sexta, o Corpo de Bombeiros encontrou o corpo de um adolescente de 13 anos entre os escombros, subindo para dois o número de vítimas fatais da tragédia.

Quinta vítima é retirada do local
Os trabalhos de buscas continuaram e, por volta das 8h20, o quinto sobrevivente do desabamento foi resgatado. O homem, identificado como Ebenezer, de 53 anos, foi levado consciente para o Hospital da Restauração, com um trauma na perna esquerda e vai passar por cirurgia. O estado de saúde dele é estável.

Ebenezer foi a última pessoa retirada com vida do local até as 11h desta sexta-feira (28).

Desabamento de prédio em OlindaFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Buscas por desaparecidos
Cães farejadores auxiliam nas buscas de outras vítimas que possam estar soterradas nos escombros do prédio. Quatro pessoas estão sendo procuradas. 

Cães atuam indicando possíveis locais para buscaFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Interdição do prédio foi feita há 23 anos
Por meio de nota, a Prefeitura de Olinda disse que o edifício havia sido interditado pela Defesa Civil em 2000. A interdição ocorreu após vistoria conjunta entre o Governo de Pernambuco, município e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Os envolvidos exigiram que a seguradora do imóvel, a Caixa Seguradora, realizasse a demolição do prédio, o que não ocorreu.

Na tarde desta sexta-feira (28), a Caixa Seguradora informou que está apurando eventuais responsabilidades sobre o ocorrido. Confira a nota: 

Nota CAIXA Seguradora
A empresa se solidariza com as famílias e informa que está adotando as medidas necessárias para atendimento e suporte aos envolvidos, ao passo em que apura eventuais responsabilidades.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) informou, também na tarde desta sexta-feira (28), que caberia à seguradora, sem citar nomes, assumir custos com despesas de moradia para os proprietários da unidade habitacional, bem como o dever de guardar, manter e mover uma ação de desocupação do Edifício Leme, localizado no Bairro Jardim Atlântico, em Olinda.

Terceiro óbito é confirmado
O corpo de uma mulher foi encontrado na área central dos escombros, no início da tarde desta sexta-feira (28).

Outras duas vítimas fatais (mãe e filha) são confirmadas
Na noite desta sexta-feira (28), entre os escombros do prédio, foram encontrados os corpos de Juliana Alves, de 32 anos, e da sua filha, Flávia Rayanne, de 16

Busca pela última desaparecida
Com quase 100 homens, os bombeiros seguiram na busca pela última desaparecida no Edifício Leme, em Olinda, uma mulher de 60 anos, cujo corpo foi encontrado somente às 1h19 da madrugada deste sábado (29). Ela foi a sexta vítima fatal da tragédia. Os trabalhos de buscas no local foram encerrados.

Informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros:

Cinco vítimas resgatadas com vida:
- vítima de sexo feminino, 25 anos (UPA Olinda).
- vítima de sexo feminino, 25 anos (UPA Olinda).
- vítima de sexo feminino, 30 anos (Hospital Miguel Arraes).
- vítima de sexo masculino, 45 anos (HR).
- vítima de sexo masculino, 53 anos (HR).

Seis óbitos registrados:
- vítima do sexo masculino (32 anos)
- vítima do sexo masculino (13 anos) 
- vítima do sexo feminino (52 anos)
- vítima do sexo feminino (32 anos)
- vítima do sexo feminino (16 anos)
- vítima do sexo feminino (60 anos).

Veja também

Lula concede a Macron medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul
Visita Macron

Lula concede a Macron medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

Previsão de trânsito tranquilo nas rotas turísticas para o feriado da Semana Santa
Semana Santa

Previsão de trânsito tranquilo nas rotas turísticas para o feriado da Semana Santa

Newsletter