Coronavírus

Veja municípios de Pernambuco que já deram início à vacinação contra a Covid-19

Recife - o primeiro dos municípios - iniciou, de fato, nesta terça (19), a vacinação para trabalhadores da linha de frente do Hospital Provisório do Recife

Vacinação no Hospital Provisório da rua da AuroraVacinação no Hospital Provisório da rua da Aurora - Foto: Marcos Pastich/PCR Imagem

A campanha para vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco já teve início em vários municípios. Recife - o primeiro dos municípios -, iniciou, de fato, nesta terça (19), a vacinação para trabalhadores da linha de frente do Hospital Provisório do Recife, na rua da Aurora, que receberam as primeiras doses.

A técnica em Enfermagem Maria José da Silva, de 32 anos, moradora da comunidade do Detran, na Iputinga, na Zona Oeste do Recife, foi a primeira a ser imunizada. Ao receber a vacina, a profissional dedicou o momento aos colegas de enfermagem.
 

Vacinação no Hospital Provisório da rua da AuroraInício da vacinação em Recife


Camaragibe
O município de Camaragibe iniciou a aplicação de 4.354 doses da vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira (19). Na primeira etapa da vacinação serão imunizados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente nas urgências e emergências da cidade, conforme prevê o Ministério da Saúde. A primeira pessoa vacinada foi a enfermeira Elizabete Souza da Silva, que atua na cidade como profissional de saúde desde 1999 nos setores de emergência. Desde o início da pandemia, ela está na linha de frente nos atendimentos dos pacientes com Covid-19.

Início da vacinação em Camaragibe


Caruaru 
A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, começou, nesta terça-feira (19), a vacinar contra a Covid-19. Nesta primeira fase, o município recebeu 5.928 doses da Coronavac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac. As doses são suficientes para imunizar 2.956 integrantes do grupo prioritário. 

A primeira dose foi aplicada na técnica em Enfermagem Manuella Auxiliadora Vasconcelos, 34 anos. Ela trabalha há 7 anos na rede municipal de saúde e há 1 ano e meio no Hospital Municipal Manoel Afonso (HMMA), no enfrentamento à pandemia. 

Neste primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em Caruaru, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu imunizar 126 profissionais que estão atuando diretamente no enfrentamento da pandemia. A previsão é que em sete dias todos os públicos incluídos nesta primeira fase de imunização sejam vacinados. 

Primeira vacinada em Caruaru foi a técnica em Enfermagem Manuella Auxiliadora Vasconcelos, 34 anosInício da vacinação em Caruaru 



Jaboatão dos Guararapes
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta terça-feira (19), à vacinação contra a Covid-19. A partir desta quarta-feira (20), a vacinação atenderá aos 1.200 idosos e funcionários das 24 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) cadastradas no município. Quem recebeu a primeira dose foi a técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Nayara Silva Rodrigues.

Início da vacinação em Jaboatão dos Guararapes


Fernando de Noronha
Os profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos do Arquipélago de Fernando de Noronha começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta terça-feira (19). Após Pernambuco receber, nessa segunda (18), o primeiro lote dos imunizantes, o Governo do Estado enviou à Ilha 380 doses da Coronavac - Instituto Butantan, que contemplarão 190 pessoas.

Entre elas, está Dandara Matias Guedes, de 31 anos, a primeira noronhense vacinada da Ilha. Ela atua como coordenadora de vigilância sanitária e está na linha de frente da Covid-19 desde o início da pandemia, tendo contribuído para testagens em massa e investigações epidemiológicas

Vacinação em Fernando de Noronha Início da vacinação em Fernando de Noronha


Abreu e Lima
A Prefeitura de Abreu e Lima deu início, na manhã desta terça-feira, (19), à aplicação da vacina contra a Covid-19, durante cerimônia simbólica na Secretaria de Saúde do município. A solenidade rápida foi prestigiada pelo prefeito do município, Flávio Gadelha, e pela secretária municipal de Saúde, Gabriela Luna. “Hoje é um dia especial para Abreu e Lima com a chegada da vacina e o início de imunização para todos os abreulimenses”, comemorou o prefeito.
 


Início da vacinação em Abreu e Lima 

Ipojuca 
Às 16h02, desta terça-feira (19), a técnica de enfermagem de 63 anos, Marlene Maria de Santana, ficou marcada na história do Ipojuca sendo a primeira ipojucana a receber a vacina contra a Covid-19. Sob os olhos atentos da prefeita do Ipojuca Célia Sales, da vice-prefeita Patrícia Alves e da secretária de Saúde Manúcia Medeiros, a profissional de Saúde chorou ao receber a dose. “A esperança chegou à Ipojuca”, disse a prefeita. 
 

Vacinação em Ipojuca Início da vacinação em Ipojuca

Olinda 
Dois técnicos de enfermagem foram os primeiros a serem vacinados contra o coronavírus, em Olinda, na noite desta terça-feira (19). A cerimônia aconteceu na Policlínica João Barros Barreto, no Carmo. Ao todo, 15 profissionais de saúde foram imunizados no local. O município recebeu do Ministério da Saúde 6.184 das cerca de 270 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde para Pernambuco. 

Técnica de enfermagem Maria Tereza de Lima, 56 anosInício da vacinação em Olinda

Cabo de Santo Agostinho 
O médico Dr. Assuero Tavares de Araújo e a enfermeira Marta Julia Vasconcelos, ambos de 58 anos, foram os primeiros vacinados na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Os profissionais trabalham na linha de frente do combate ao novo coronavírus no Hospital Mendo Sampaio. A imunização aconteceu no fim da tarde desta terça-feira (19).

A 1ª fase da imunização irá contemplar profissionais de saúde, que atuam no combate à Covid-19; pessoas com mais de 60 anos, que vivem em Instituições de Longa Permanência e os trabalhadores desses locais; e pessoas acima de 18 anos com deficiência severa, que vivem em instituição de abrigo. “Sou do grupo de risco, mas escolhi continuar trabalhando na linha de frente, pois amo o que faço e, neste momento tão difícil, precisava ajudar salvando vidas. Fico muito feliz de estar aqui tomando essa vacina e representando a força de um cidadão poder tomar a vacina”, declara Dr. Assuero que trabalha há quase 15 na rede municipal de saúde do Cabo.
 

Vacinação no Cabo de Santo Agostinho Início da vacinação no Cabo de Santo Agostinho 

 

Veja também

Em colapso, Dracena (SP) tem fila para internação e mortes de jovens por Covid-19
São Paulo

Em colapso, Dracena (SP) tem fila para internação e mortes de jovens por Covid-19

Defesa Civil libera R$ 8,16 milhões para vítimas das cheias no Acre
Calamidade

Defesa Civil libera R$ 8,16 milhões para vítimas das cheias no Acre