Vicente do Rego Monteiro é homenageado por Paulo Bruscky no Pompidou

Serão expostas edições raras da produção poética do artista

Serão expostas edições raras da produção poética do artistaSerão expostas edições raras da produção poética do artista - Foto: Divulgação

Paulo Bruscky decidiu homenagear Vicente do Rego Monteiro, no Centro de Pompidou, em Paris, com uma sala só para ele. Além das duas obras de Vicente, pertencentes à coleção de Pompidou, Bruscky resolveu compor a sala ressaltando o lado poeta do modernista. Na mostra, serão expostas edições raras da produção poética de Vicente, caligramas (poemas em forma de desenhos), manuscritos originais e um áudio-poema produzido por Bruscky. No Recife, Vicente é representado desde sua morte, em 1970, pelo marchand Carlos Ranulpho.

O artista ainda doará 20 livros com a poesia de Vicente para a instituição, parte de sua coleção pessoal, parte angariada recentemente em sebos da internet. “Vicente foi um artista genial, com uma obra que atravessa qualquer fronteira. Uma grande referência para mim. Não recebeu o mesmo destaque histórico de outros artistas modernistas porque não tinha alguém por trás para apoiá-lo. Além de pintor singular, era um poeta que antecipava vanguardas", definiu Bruscky. Programada para outubro, a mostra ficará seis meses em cartaz na capital francesa.

Veja também

Pernambuco registra quase 2 mil novos casos de Covid-19 nas últimas 24h
Aumento de casos

Pernambuco registra quase 2 mil novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

Camaragibe inicia vacinação contra Covid-19 em abrigos de idosos
Vacina em Pernambuco

Camaragibe inicia vacinação em abrigos de idosos