[Vídeo] Obesidade: Recife é uma cidade gorda

Toda segunda-feira teremos na pauta qualidade de vida, medicina integrativa, o mundo fitness e wellness.

Em uma década, a quantidade de pessoas obesas na capital cresceu de 11,9% para 20%Em uma década, a quantidade de pessoas obesas na capital cresceu de 11,9% para 20% - Foto: Reprodução/Internet

Nesta segunda-feira (4), estreia a coluna “Saúde e Bem-estar” com o médico Rafael Coelho. Um espaço para pensar a saúde como um todo. Toda segunda-feira teremos na pauta qualidade de vida, medicina integrativa, o mundo fitness e wellness. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) saúde é: estado de completo bem-estar físico, mental e social. E não somente ausência de afecções e enfermidades.

O assunto de hoje é obesidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos, o número de brasileiros obesos aumentou em 60%. A balança virou no Brasil: atualmente 5 em cada 10 brasileiros estão obesos. Já metade da população está acima do peso. Nos últimos 10 anos, o índice da obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. O excesso de peso também subiu de 42,6% para 53,8% no período. Os dados são do período entre 2006 a 2016, mas, divulgados no final do primeiro semestre de 2017.

Ainda segundo a pesquisa, o recifense está mais gordo. Em uma década, a quantidade de pessoas obesas na capital cresceu de 11,9% para 20%. No caso do sobrepeso, o índice chega a 55,6%. O percentual recifense está acima da média nacional, uma porta aberta para diabetes e hipertensão, além de outras doenças metabólicas. No Recife, mais de 200 mil pessoas são consideradas obesas.



SAÚDE EM DIA

Hipertrofia é tema de encontro
Acontecerá no dia 30 de setembro, no Hotel Golden Tulip, em Boa Viagem, o evento X Team Force. No encontro haverá mesa redonda com o tema Hipertrofia – uma visão multidisciplinar. Participação do médico Rafael Coelho, fisioterapeuta Danilo Falcão, nutricionista Deivid Freire e o personal trainer Luiz Salles. Presença VIP da atleta Étila Santiago. O evento tem o apoio da Federação de Fisiculturismo – IFBB/PE Informações pelo site: www.xteamforce.com

O Bem faz bem
O projeto social Incubadora de Talentos, que ensina boxe a jovens carentes da Comunidade Entra a Pulso, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, levou 2 competidores para o Campeonato Brasileiro de Boxe, no Mato Grosso do Sul, no último final de semana de agosto. As passagens da viagem foram contempladas pelo Projeto Bolsa Atleta, do Governo do Estado. Ao todo, são 9 alunos no projeto. As aulas acontecem na Rec Fight, também em Boa Viagem, 3 vezes por semana.

DOSE DE SAÚDE

Juliana Lacerda

Juliana Lacerda - Crédito: divulgação


 

"Minha dose diária de saúde é praticar atividade física e ter alimentação saudável. Diminui o sal e o açúcar. Não tomo refrigerantes. Aumentei a ingestão de água e mantenho ovos na dieta. Apesar do dia corrido, com muito trabalho, além de cuidar da casa e das minhas duas filhas, tendo manter um equilíbrio entre as funções." 
Juliana Lacerda – Empresária.

VOCÊ SABIA?

Idoso pode fazer musculação...

Rosane Lamenha

Rosane Lamenha - Crédito: divulgação


A musculação é uma aliada para o idoso. Melhora a sua qualidade de vida, permitindo mais energia nas tarefas diárias. Dentre os benefícios para a terceira idade, melhor força e flexibilidade, redução da gordura corporal e dores articulares, aumento da densidade óssea, além de contribuir para a auto-estima e socialização. É importante uma avaliação prévia de um médico e acompanhamento de um profissional de educação física. Rosane Lamenha – Personal trainer.

* Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e atualização em Medicina Ortomolecular. Atende em consultório particular na Clínica de Estética Contornare, no Recife. Atua nas seguintes áreas: Performance Esportiva, Distúrbios Metabólicos, Emagrecimento, Hipertrofia, Longevidade, Bioimpedância. É Diretor da Comissão de Saúde e Performance da Federação Estadual de Fisiculturismo (IFPP-PE).


**A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

 

Veja também

Secretário de Saúde de Pernambuco critica entraves diplomáticos que afetam vacinação no Brasil
Covid-19

Longo critica entraves diplomáticos à vacina: "Não podem colocar em xeque a saúde dos brasileiros"

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 22 milhões
Economia

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 22 milhões