Notícias

[Video] Projeto Música nas Igrejas é apresentado na Madre de Deus

Grandes clássicos da música erudita foram apresentados pela Orquestra Clave com seu Quinteto de Metais

Madre de Deus recebe projeto Música nas Igrejas  Madre de Deus recebe projeto Música nas Igrejas  - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A Igreja da Madre de Deus recebeu, na tarde deste domingo (4), 225 visitantes que acompanharam a 15º edição do projeto “Música na Igreja”. A ação tem como objetivo oferecer concertos musicais gratuitos em templos históricos da cidade. Apesar de ser realizado no primeiro do domingo do mês, essa foi a primeira apresentação do ano. A Orquestra Clave, que tem sete anos de trajetória, trouxe em seu repertório clássicos da música erudita inspirado no sagrado através do seu Quinteto de Metais.

Leia Também:
Fazenda para reabilitação de dependentes químicos é inaugurada em Jaboatão
Brasil vai do céu ao inferno de um dia para o outro

As pessoas puderam acompanhar músicas como a “Primavera” do compositor e músico barroco Antonio Vivaldi. “Cantate Domino”, do compositor alemão Georg Friedrich Händel. E “Trompete Voluntário” do compositor britânico Henry Purcell, entre outras composições do século 15 e 19. “É muito gratificante poder nos apresentar em um projeto tão importante como este. É uma forma das pessoas conhecerem obras eruditas que só seriam ouvidas em salas de concertos. Não vemos adolescentes e crianças ouvindo as músicas do passados, o que pode ser mudado com ações como estas”, declarou o trombonista Raffael Santana.

Muitas pessoas que estavam passeando pelas ruas do Recife Antigo, próximo a Igreja, não sabiam do que o evento se tratava. Foi o caso da administradora Viviane Calheiros, de 34 anos, acompanhada do seu filho Lucas, de 11 anos. “Esse projeto é maravilhoso, foi uma surpresa muito boa, pois estava passeando e não sabia dessa programação. Com certeza virei na próxima edição, é uma oportunidade das crianças entenderem melhor sobre a cultura e a música clássica”, afirmou.



A corretora Rita de Cássia, de 47 anos, também achou o projeto uma forma de aproximar mais as pessoas da música erudita. “Adorei essa apresentação, foi uma forma de aprendizagem e enriquecimento cultural muito importante”, relatou. Já para quem veio especialmente para a apresentação, lamentou a pouca divulgação. "A Prefeitura do Recife poderia organizar um roteiro com as músicas que seriam tocadas. Aquelas pessoas que têm um pouco mais de dificuldade auditiva, com o roteiro, assimilam melhor a música. No site da prefeitura fala sobre o Recife Sagrado, mas mostrando informações das igrejas", criticou a funcionária pública Ana Paula Texeira, de 52 anos.

O projeto Música nas Igrejas” é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, com apoio da Arquidiocese de Olinda e Recife, através da Paróquia de São Frei Pedro Gonçalves. A próxima apresentação será realizada em abril, também na Igreja Madre de Deus.

Veja também

Trump pode ser preso? Se for o caso, o Serviço Secreto dos EUA irá com ele; entenda
ESTADOS UNIDOS

Trump pode ser preso? Se for o caso, o Serviço Secreto dos EUA irá com ele; entenda

Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo
CLIMA

Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo

Newsletter