Notícias

[Vídeo] Samu dá dicas de primeiros socorros para o Carnaval

Desidratação e má alimentação podem causar mal-estar e desmaios, por isso, é importante se alimentar adequadamente e beber bastante água durante a folia

Primeiros socorrosPrimeiros socorros - Foto: reprodução/vídeo

No meio da multidão que toma conta das ruas durante o Carnaval, pode acontecer de tudo, mas os principais acidentes estão relacionados à má alimentação e à desidratação, segundo o coordenador do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) na Região Metropolitana, Leonardo Gomes.

O coordenador do Samu reforça a importância de se alimentar adequadamente antes de cair na folia, principalmente se o indivíduo pretende ingerir bebidas alcoólicas. Também é importante se hidratar durante o dia, já que o sol forte do verão pernambucano e as fantasias, que muitas vezes cobrem todo o corpo, podem causar desconfortos e até mesmo desmaios.

Leia também:
Grande Recife disponibilizará oito linhas de ônibus especiais durante o Carnaval
Maquiagem de Carnaval pede cores fortes e glitter; confira


A principal recomendação é de que busque socorro imediatamente. O Samu 192 estará de prontidão para atender a população durante toda a festa. “Se a pessoa estiver desmaiada, você vai tentar chamá-la, verificar se ela está responsiva ao chamado e iniciar as manobras. Se você não tiver conhecimento técnico, é melhor não tentar nada e aguardar o socorro”, explica Gomes. Em casos de secreção pela boca, a recomendação é lateralizar a cabeça para evitar uma possível asfixia.

O Samu estará de prontidão durante todo o Carnaval com ambulâncias, motocicletas e postos avançados no percurso do Galo da Madrugada, além de um posto fixo na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. Leonardo ainda reforça que, mesmo com o esquema montado para atender a festa de rua, o serviço continuará servindo às demandas da população em geral.

Confira o vídeo com dicas de primeiros-socorros com o Samu:


Veja também

Mito ou verdade: Edward Mordake, o homem da "face demoníaca" realmente existiu?
SAÚDE

Mito ou verdade: Edward Mordake, o homem da "face demoníaca" realmente existiu?

Conheça Irmã Marluce, pernambucana de 61 anos que tem ganhado as redes com vídeos de cross training
Nunca é tarde

Conheça Irmã Marluce, pernambucana de 61 anos que tem ganhado as redes com vídeos de cross training

Newsletter