Logo Folha de Pernambuco

Fiscalização

Vigilância Sanitária interdita restaurante oriental na Boa Vista

inspetores encontraram várias irregularidades e inutilizaram cerca de 100 kg de alimentos

Condições precárias do local foram denunciadasCondições precárias do local foram denunciadas - Foto: Cortesia

A Vigilância Sanitária (Visa) da Prefeitura do Recife interditou, nesta quarta-feira (15), um restaurante de comida oriental na Boa Vista, no Centro do Recife. Os inspetores sanitários chegaram ao local após denúncia feita à Ouvidoria Municipal do SUS. Foram inutilizados cerca de 100 kg de alimentos que estavam impróprios para consumo, sem informações sobre data de validade e origem.

Os produtos também estavam acondicionados fora da temperatura adequada e em equipamentos enferrujados. “Além das precárias condições de higiene e ausência de boas práticas de manipulação de alimentos, o restaurante também desrespeitava o decreto estadual que proíbe o consumo no próprio restaurante”, explicou a gerente de Vigilância Sanitária do Recife, Daniele Feitosa.

O restaurante, localizado na Boa Vista, responderá a um processo administrativo-sanitário que poderá resultar em multa com valor entre R$ 40 e R$ 400 mil. Para fazer denúncias contra restaurantes, padarias, supermercados e outros estabelecimentos alimentícios, as pessoas podem registrar queixa na Ouvidoria do SUS, por meio do telefone 0800.281.1520 ou pelo site da Prefeitura do Recife.

Durante a pandemia, a Vigilância Sanitária do Recife realizou cerca de cinco mil inspeções relacionadas à fiscalização do cumprimento dos decretos que estabeleceram as medidas restritivas, no primeiro momento, e dos protocolos de convivência com o novo coronavírus, mais recentemente. A Visa suspendeu temporariamente as atividades de mais de 500 estabelecimentos de sua alçada de fiscalização, como restaurantes e padarias com consumo interno de alimentos, serviços de saúde, drogarias, entre outros.

Veja também

Reunião Global de Educação pede prioridade no financiamento do setor
Educação

Reunião Global de Educação pede prioridade no financiamento do setor

No Recife, Caminhada dos Terreiros de Pernambuco ressaltou a luta contra o racismo religioso
Religião

No Recife, Caminhada dos Terreiros de Pernambuco ressaltou a luta contra o racismo religioso

Newsletter