Vigilantes de bancos protestam por reajuste e risco de vida

Eles tentam retardar o horário de abertura das agências da RMR para as 12h, já que sem vigilante não podem funcionar

Vigilantes protestam em agências da Região Metropolitana exigindo reajuste salarial e gratificação de risco de vidaVigilantes protestam em agências da Região Metropolitana exigindo reajuste salarial e gratificação de risco de vida - Foto: Mandy Oliver / Folha de Pernambuco

Vigilantes protestam em agências bancárias da Região Metropolitana, nesta quarta-feira (7), na tentativa de retardar o horário de abertura dos bancos para as 12h, já que as unidades não podem funcionar sem vigilantes. A mobilização do Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco (SINDESV-PE), exige o reajuste salarial de 7% e uma gratificação de 30% para os que trabalham no setor bancário, devido às constantes investidas de bandidos que colocam em risco a vida dos trabalhadores.

O presidente do sindicato, Cassiano Souza, que esteve na mobilização na agência do Banco do Brasil na Av. Rio Branco, Bairro do Recife, declarou à reportagem que a mobilização não tem  o objetivo prejudicar a população e que não se trata de uma greve. Ele afirma que o setor patronal classifica as mobilizações como greve na tentativa de punir o sindicato com multas na justiça. "Eles mentem e a justiça acredita no que eles dizem”, dispara.

Leia também:
[Vídeo] Tentativa de assalto no Ceasa tem reféns e feridos
Assaltantes roubam armas dos vigilantes do Banco do Brasil de Boa Viagem


Uma audiência no Ministério do Trabalho será realizada na quinta-feira (8), às 9h. Cassiano afirma que o sindicato estará presente, representando os vigilantes de toda a região Nordeste para exigir seus direitos e evitar a retirada dos que já possuem, como a redução do horário de intervalo proposta pelos patrões de 1h para 30min.

Já são quatro rodadas de negociação entre a categoria e os patrões, desde meados de novembro de 2017. Souza reforça a importância da gratificação de risco de vida para os vigilantes do setor bancário ao lembrar do assalto à uma agência bancária no CEASA, no qual um companheiro vigilante foi atingido por uma bala na cabeça.

Veja também

Professores deliberam sobre greve da rede estadual em assembleia nesta sexta-feira (23)
Educação

Professores deliberam sobre greve da rede estadual em assembleia nesta sexta-feira (23)

Voluntário de testes da vacina de Oxford que morreu não recebeu a imunização
Testes

Voluntário de testes da vacina de Oxford que morreu não recebeu a imunização