Notícias

Virgens do Bairro Novo desfilam pelo 65º ano em Olinda

História do bloco é marcada pela irreverência. Nos primórdios, ele se resumia a uma pelada na praia do Bairro Novo, na qual os participantes apareciam vestidos de mulher

'Alice no Carnaval das Maravilhas' ganhou o primeiro lugar na categoria Grupo'Alice no Carnaval das Maravilhas' ganhou o primeiro lugar na categoria Grupo - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Um dos blocos mais tradicionais e irreverentes do circuito carnavalesco pernambucano, as Virgens do Bairro Novo, aconteceu, neste domingo (4), em Olinda, no Grande Recife. As Virgens do Bairro Novo, que chega este ano à sua 65º edição, reúne milhares de foliões que, por um dia, escondem sua masculinidade no armário para viver, com roupas, sapatos e maquiagens, a plenitude de sua porção mulher.

A concentração ocorreu na Praça 12 de Março, onde também houve o julgamento das sete categorias - só as cinco primeiras conferem à vencedora um troféu e um prêmio de R$ 400, são elas: grupo, luxo, originalidade, destaque e "mais malamanhada".  Os prêmios foram distribuídos da seguinte maneira. Na categoria Grupo, ficou em primeiro lugar "Alice no Carnaval das Maravilhas". Na categoria Luxo, venceu a Colombina. O prêmio de originalidade vai para a "Bruxa Presidenta e Crematório de Políticos", de Antônio Marinho. Carlos Mota, fantasiado de "Ivete Zangado grávida de gêmeos" ganhou o Primeiro Lugar na categoria Destaque. O troféu de Mais Malamanhado foi dado à fantasia "Desabrigada com fome", Já a mais Tímida foi a fantasia de Vovó Mafalda. E a Mais Sapeca foi "Febre Amarela - voltei Recife".

No desfile deste ano, 14 trios elétricos garantem a animação que, entre as atrações confirmadas, contam com a Banda Sedutora, Asas da América e Som da Terra. Até o meio-dia, quando encerra o concurso, uma orquestra de 60 músicos colocará o povo para frevar.

Leia também:
Carnaval de Pernambuco terá efetivo policial 32% maior 
Galo da Madrugada começará a ser montado na quarta (7) 

Entre as fantasias, não faltam críticas aos políticos e membros do judiciário. Vestido de "bruxa presidenta", o comerciante Antonio Marinho colocou figuras como o ex-presidente Lula e o atual presidente Michel Temer em seu caldeirão. "A gente vem sofrendo tanto por causa deles. Assim, posso dar o castigo que merecem", alfineta. Rubem Alves resolveu se fantasiar como a deputada Cristiane Brasil. "Vim mostrar que posso ser ministra sim, porque sou tão corrupta quanto os que estão no poder", brinca.

O produtor de eventos Carlos Mota participa há mais de 20 anos do bloco e ganhou pela 13ª no concurso, dessa vez, na categoria Destaque. Ele estava vestido de Ivete "Zangado", deitado em uma maca, dando à luz às filhas gêmeas. "Não tinha lugar melhor para eu ter minhas filhas do que o Carnaval de Olinda", brincou.  

A história do bloco é marcada pela irreverência. Nos primórdios, ele se resumia a uma pelada na praia do Bairro Novo, na qual os participantes apareciam vestidos de mulher para jogar bola e chocar os banhistas. A brincadeira se consolidou, arrastando milhões de foliões pelas ruas de Olinda, se tornando uma das prévias mais famosas do Carnaval pernambucano e, acima de tudo, expondo a face feminina - e desinibida - de homens de todas as idades e segmentos sociais.

Bloqueios e segurança
Para o desfile das Virgens do Bairro Novo, a Prefeitura de Olinda fez dois bloqueios do trânsito que devem se estender até as 17h. A interdição é a partir do Varadouro e toda extensão da avenida Getúlio Vargas até a esquina do Hospital São Salvador. A rota de fuga para ambulâncias e viaturas da Polícia Militar será pela rua Elesbão de Castro, com saída tanto para beira mar quanto para o bairro dos Bultrins.

A Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda colocará 16 agentes de trânsito e dez auxiliares. No quesito segurança, ao todo foram mobilizados 500 policiais militares, além de 400 seguranças particulares. Dez ambulâncias estão disponíveis para atender alguma emergência.

Veja também

Trump pode ser preso? Se for o caso, o Serviço Secreto dos EUA irá com ele; entenda
ESTADOS UNIDOS

Trump pode ser preso? Se for o caso, o Serviço Secreto dos EUA irá com ele; entenda

Instalações de energia na Rússia atingidas por ataques de drones ucranianos; vídeo
guerra na ucrânia

Instalações de energia na Rússia atingidas por ataques de drones ucranianos; vídeo

Newsletter