Virgens vão às ruas com 14 trios elétricos

Tradicional bloco do Bairro Novo realiza neste domingo (4) seu 65º desfile em Olinda, com 14 trios elétricos, quatro a mais que o ano passado

O folião Antonio CorreiaO folião Antonio Correia - Foto: Brenda Alcântara

Um dos blocos mais tradicionais e irreverentes do circuito carnavalesco pernambucano faz sua festa neste domingo (4). As Virgens do Bairro Novo, que chegam este ano à sua 65º edição, prometem animar os milhares de foliões que, por um dia, escondem sua masculinidade no armário para viver, com roupas, sapatos e maquiagens, a plenitude de sua porção mulher. Com concentração marcada para as 8h na praça 12 de Março, em Olinda, a organização do bloco colocará nas ruas 14 trios elétricos - quatro a mais que o ano passado. Banda Sedutora, Asas da América, Os caras e Som da Terra estão entre as atrações confirmadas para o evento deste ano. A animação também ficará por conta de uma orquestra de frevo, com 60 músicos, que até o meio-dia promete fazer o público frevar.

Antes de os trios e foliões ganharem a avenida, acontecerá, às 10h, o julgamento das desfilantes em sete categorias, mas só as cinco primeiras conferem à vencedora um trófeu e um prêmio de R$ 400, são elas: grupo, luxo, originalidade, destaque e mais malamanhada. As duas categorias restantes, mais tímida e mais sapeca, entregam somente um troféu às vencedoras. “Irreverência é a nossa marca e neste aniversário de 65 anos e, como a cada edição, faremos uma grande e linda festa com os melhores músicos do Estado, que tocarão todos os estilos musicais, desde frevo a axé”, promete o presidente do bloco, Roberto Feitosa, o “Bolinha”.

A história do bloco é marcada pela irreverência. Nos primórdios, ele se resumia a uma pelada na praia do Bairro Novo, na qual os participantes apareciam vestidos de mulher para jogar bola e chocar os banhistas. A brincadeira se consolidou, arrastando milhões de foliões pelas ruas de Olinda, se tornando uma das prévias mais famosas do Carnaval pernambucano.

Antônio Correia tem 61 anos. Desde 1977 desfila com inúmeras fantasias. “A primeira foi de Carmen ‘Ciranda’, porque Miranda só tem uma, né? E foi com ela que ganhei em primeiro lugar na categoria luxo. Fui pela brincadeira e tomei gosto até hoje”, relembra.

A fantasia deste ano Correia preferiu não revelar, mas garante: “vou chegar causando”. O término do bloco está previsto para as 17h, nas imediações da agência da Caixa Econômica Federal, na avenida Getúlio Vargas, totalizando um percurso de 2,5 mil metros.

Veja também

Jornalista mexicano é assassinado na fronteira com os EUA, o sexto em 2020
Mundo

Jornalista mexicano é assassinado na fronteira com os EUA, o sexto em 2020

Astrônomos detectam planeta errante do porte da Terra vagando pela Via Láctea
Universo

Astrônomos detectam planeta errante do porte da Terra vagando pela Via Láctea