Visitas virtuais unem em Pernambuco mais de 700 detentos com famílias

Até o momento mais de 735 visitas familiares foram feitas nas 14 unidades envolvidas

Presos recebem visitas virtuaisPresos recebem visitas virtuais - Foto: Divulgação/ Seres

As visitas dos familiares aos detentos que eram presenciais, agora passam a ser virtuais. Desde a semana passada a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) vem implementando nas unidades prisionais de Pernambuco o projeto "Visita Virtual da Família", que busca unir os presos aos parentes através de videochamadas de até três minutos. Estão sendo realizados encontros virtuais com advogados, garantindo o atendimento jurídico. Até o momento mais de 735 visitas familiares foram feitas nas 14 unidades envolvidas.

Há 10 semanas sem visitas presenciais, o contato virtual alivia quem acompanha de longe as notícias sobre o novo coronavírus e tem a preocupação de saber como a família está passando pela pandemia. Os dias e horários são definidos pela Gerência de Tecnologia da Informação da Seres, quando o preso mostra interesse em participar dessa atividade.

Leia também:
STF resiste a pressões para soltar presos durante pandemia
Suspeitos de assassinatos em Bonito são presos em operação policial
Coronavírus faz Brasil pedir 20 vezes mais dinheiro a agências internacionais em 2020


Sob supervisão, a conversa virtual acontece numa sala reservada onde ficam os tablets e celulares cedidos pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. A periodicidade das visitas vai acontecer a partir do volume das solicitações recebidas.

"Essa visita virtual foi criada por nós para continuar possibilitando o encontro entre o preso com os seus familiares. É mais uma forma de fazer com que a família saiba a situação física dos seus familiares encarcerados", disse o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

A ação jurídica que também acontece em paralelo, resguarda o direito essencial de defesa, bem como de seus advogados particulares. Os atendimentos de ordem jurídica acontecem de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 14h. O Parlatório Virtual surgiu a partir de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a Ordem dos Advogados do Brasil (Secção/PE).

Normalmente, por fim de semana, a Seres contabilizava cerca de 25 mil visitas presenciais, sendo que no sábado aconteciam os encontros conjugais e no domingo, os familiares, em todas as 23 unidades prisionais do estado.

Ao todo o sistema prisional comporta mais de 31.400 mulheres e homens privados da liberdade e cumprindo as penas. Segundo a Seres, já são 112 casos confirmados de covid-19, sendo 91 recuperados, 2 internados e 3 óbitos, os demais seguem em isolamento. Ainda há 36 indivíduos com sintomas gripais sendo monitorados pelas equipes de saúde das unidades prisionais.

Veja também

Fiocruz busca avaliar impactos do isolamento social por conta da Covid-19
Pesquisa

Fiocruz busca avaliar impactos do isolamento social por conta da Covid-19

Em depoimento sobre ferimentos, Joice Hasselmanncritica Heleno e diz não confiar na PF
DEPOIMENTO

Em depoimento sobre ferimentos, Joice Hasselmanncritica Heleno e diz não confiar na PF