TAPACURÁ

Vitória e região terão mais água

A cidade passa três dias com água para 17 dias sem fornecimento

Vagas de empregoVagas de emprego - Foto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil/Agência

 

O Governo de Pernambuco anunciou na última quarta-feira (4) uma medida que promete amenizar a crise de abastecimento de água que assola o Interior do Estado. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), já está em fase de testes a Adutora do Sistema Tapacurá que vai levar água da Barragem de Tapacurá, no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), para beneficiar os cerca de 160 mil moradores de Vitória de Santão Antão (Zona da Mata Sul), que sofre com um rigoroso rodízio. A previsão é que a adutora esteja em plena operação no início do mês que vem.

Atualmente, a cidade passa três dias com água para 17 dias sem fornecimento. Além de Vitória - cuja expectativa é dobrar a oferta de água -, a partir de março o empreendimento vai beneficiar os 7 mil moradores do distrito de Bonança, localizado no município de Moreno (RMR), que convivem com um racionamento de um dia com água para cinco dias sem fornecimento.

Com 27,5 mil metros de extensão, a nova adutora passa agora por testes elétricos e hidráulicos nas estações elevatórias. O sistema é composto ainda por uma Estação de Bombeamento Flutuante, com cinco conjuntos de bombas que captam a água da Barragem Tapacurá e enviam para a Estação Elevatória de Água Bruta. Esta, por sua vez, contém outras cinco bombas que destinam a água para Bonança, Distrito Industrial e Estação de Tratamento de Água Vitória, da qual é distribuída.

Vitória é o município do Estado que apresenta o abastecimento mais crítico da Zona da Mata Sul devido a vários fatores, como a estiagem, que levou o Sistema Jussara a entrar em pré-colapso. A vazão do sistema que era de 130 l/s caiu para 70 l/s.

Para implantar o empreendimento, foram investidos R$ 32 milhões com recursos oriundos do Ministério da Integração Nacional, Banco Mundial, Governo do Estado e da Compesa. A Companhia ainda promete reforçar a equipe técnica que estará de prontidão para atuar em campo caso, haja estouramentos, por um período de 90 dias.

 

Veja também

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos
Posse de Biden e Harris

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

Assista ao vivo à cerimônia de posse de Joe Biden e Kamala Harris
Estados Unidos

Assista ao vivo à cerimônia de posse de Joe Biden e Kamala Harris