Você ingere fibra alimentar? Sabe os efeitos dela em sua saúde?

Resistente à ação das nossas enzimas digestivas, a fibra chega basicamente intacta no intestino grosso, sendo fermentado pelas bactérias ou aumentando o volume do bolo fecal, o que contribui para uma saúde intestinal adequada

Rafael Coelho, e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelhoRafael Coelho, e-mail: [email protected] | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelho - Foto: Folha de Pernambuco

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar. Vamos discutir hoje sobre a utilização das fibras e o seu impacto em nossa saúde. Bem, o papel da fibra alimentar é cada vez mais fortalecido através de estudos científicos todos os anos. Também denominada de fibra dietética, trata-se de um alimento resistente à ação das nossas enzimas digestivas, portanto chega basicamente intacta no intestino grosso, sendo fermentado pelas bactérias ou aumentando o volume do bolo fecal, o que contribui para uma saúde intestinal adequada.

Serve de matéria-prima para as bactérias intestinais (microbiota) para produzirem compostos anti-inflamatórios para o nosso organismo. A sua utilização ajuda no controle de doenças crônicas como o Diabetes, doenças do colesterol e doenças cardiovasculares. A maioria das fibras são de origem vegetal, como as frutas, as folhas, os cereais e as hortaliças. Mas, existem também as de origem animal, sendo este grupo uma fonte riquíssima, como as leveduras, o camarão e outros frutos do mar. Existe uma grande associação no controle das complicações das pessoas com diabetes, pois, as fibras reduzem as taxas de glicose no sangue, por controle da sua absorção na digestão. Além disso por agir na gordura, como o “detergente age na gordura das louças sujas” ela controla ainda a absorção de gorduras, fazendo com que o seu excesso na alimentação seja eliminado do corpo.

É recomendado a ingestão diária de fibra alimentar. A variação de alimentos ajuda bastante neste contexto. Por isso, é imprescindível procurarmos o Médico e o Nutricionista para a recomendação individual mais adequada. E não esqueçam, ao mesmo tempo que ingerimos elas, precisamos sempre ter uma boa hidratação, por isso bebam água adequadamente

Pílulas

Inscrição para o “Foz Inovação” é prorrogada

O FOZ – Centro de Inovação em Saúde e Educação, novo projeto da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e IMIP, convoca candidatos para apresentarem seus projetos de empreendimento para o processo seletivo do Programa de Incubação 2018. O Programa é voltado para empreendedores que precisam de suporte e orientação para transformar suas ideias em negócios. As inscrições foram prorrogadas e seguem até às 17h do dia 03 de outubro. A inscrição online está disponível por meio de formulário eletrônico no endereço www.fozinovacao.com.br. O candidato deve clicar em “submeter proposta” e conferir se recebeu na mesma página a confirmação de inscrição. O resultado da 1ª fase será divulgado no dia 17 de outubro.

Dose de saúde

Personal Trainer, Sandro Dias, vive intensamente cada minuto

Minha dose de saúde é viver intensamente todos os dias, horas, minutos e segundos que Deus nos proporciona em terra. Acredito que todos que estão presentes tem a sua missão de vida, e tenho como missão de vida cuidar das pessoas com os melhores recursos que tenho, levo comigo a proeza de educar e acompanhar as pessoas a evoluir sua edição física e mental, aprimorando e cuidando do próximo mostrando que pôde-se viver melhor quando passa a cuidar melhor do seu corpo. Sandro Dias é profissional de Educação Física.

Persona trainer Sandro Dias

Persona trainer Sandro Dias - Foto: Cortesia



O bem faz bem

Touca no Outubro Rosa
Empenhada com as questões sociais, a nadadora Etiene Medeiros lançará neste mês de outubro a campanha “Touca Rosa” em alusão ao conhecido ‘Outubro Rosa’, período em que se marca a luta contra o câncer de mama. Além disso, a nadadora estuda produzir camisetas e também com essas vendas, conseguir mais fundos para o Hospital do Câncer de Pernambuco, sua terra natal. O hotsite em breve será divulgado para a venda de toucas rosa.


Bula
O Pilates é a modalidade que vai trabalhar seu corpo por inteiro, englobando a mente. Se está precisando colocar atividade física na rotina e aliviar os pensamentos e o estresse, o Pilates é uma ótima ajuda. Praticar Pilates pode ser considerado um dos melhores exercícios para quem deseja aperfeiçoar a musculatura corporal, evitar doenças cardiovasculares, eliminar o estresse ocasionado pela correria do dia a dia, emagrecer, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, estimular a coordenação motora, prevenir fraturas ocasionadas pela osteoporose, melhorar concentração e amenizar dores.

Uma infinidade de benefícios que, certamente, auxiliarão seu corpo e sua mente .A prática de Pilates pode ser feita por qualquer pessoa de 08 a 80 anos, desde que acompanhado por profissionais responsáveis. Neste mês internacional do idoso, estimulamos a todos que façam Pilates. Amanda Pereira é fisioterapeuta da Clínica Contornare.

Essa foi a dica da semana. Busque a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro.

Fisioterapeuta Amanda Pereira

Fisioterapeuta Amanda Pereira - Crédito: Alexandre Costa/Divulgação



Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e atualização em Prática Ortomolecular. Atende em consultório particular na Clínica de Estética Contornare, no Recife. Atua nas seguintes áreas: Performance Esportiva, Distúrbios Metabólicos, Emagrecimento, Hipertrofia, Longevidade, Bioimpedância. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 Email: [email protected]

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas  

Veja também

Além da preparação para provas, Enem vai exigir medidas de prevenção contra o novo coronavírus
Enem

Além da preparação para provas, Enem vai exigir medidas de prevenção contra o novo coronavírus

Pandemia reduziu migração mundial em 30%, aponta ONU
Mundo

Pandemia reduziu migração mundial em 30%, aponta ONU