HIGIENE

Você limpa sua garrafa de água direito? Veja três dicas que viralizaram no TikTok

Por ser quente e úmido, o recipiente se torna propício para a proliferação de mofos que podem causar danos severos à saúde como reações alérgicas e asmas

GarrafaGarrafa - Foto: Pexel/ Steve Johnson

Uma mãe americana usou as redes sociais para alertar as pessoas sobre os perigos que os filhos podem estar carregando dentro de suas mochilas, ou até mesmo numa simples ida à academia. A filha dela ficou doente e foi parar no hospital depois de beber água em uma garrafinha cheia de mofo.

Especialistas dizem que inalar ou tocar esporos de mofo pode causar reações alérgicas e sintomas como espirros, olhos vermelhos e erupções cutâneas, bem como ataques de asma. Como eles se desenvolvem em ambientes quentes e úmidos, as garrafinhas d´água, se não higienizadas corretamente, se transformam em uma bela casa para esses microrganismos se multiplicarem.

Mofo preto dentro de garrada d´água Mofo preto dentro de garrada d´água (Foto: Reprodução/ Twitter)

Alguns são inofensivos, porém outros podem ser tóxicos e causar danos severos à saúde. Comumente, dentro de garrafinhas reutilizáveis, podemos encontrar o mofo preto. Segundo cientistas, é improvável que tomar alguns goles de uma garrafa de água mofada cause danos, mas alertou sobre os perigos de fazê-lo regularmente.

“Beber de uma garrafa de água contendo mofo preto pode causar cólicas estomacais, diarreia, vômitos e, geralmente, fazer você se sentir mal. Outros problemas de saúde podem incluir espirros, congestão nasal, pele seca e escamosa, tosse, coceira no nariz, olhos e/ou garganta. Para indivíduos com problemas respiratórios, como asma, é provável que isso piore seus sintomas, juntamente com outras infecções potencialmente desagradáveis”, afirmou Ross Perry, clínico geral da Chartfield Surgery, na Inglaterra.

Especialistas recomendam que, mesmo com algumas alternativas de limpeza, se for constatado a presença do mofo na garrafa d´água, é bom jogá-la fora. Eles também sugerem que as pessoas comprem os objetos de cores claras e lisas, para fácil identificação do mofo. Cores escuras podem deixá-los “invisíveis”.

Como limpar as garrafas d´água:
A mãe americana que alertou as pessoas em um grupo nas redes sociais sobre o mofo encontrado na garrafa de sua filha disse que elas limpavam todos os dias o recipiente com água e sabão, porém, apenas isso não é o suficiente

Cozinha, banheiro e quarto: com que frequência devemos limpar a casa? A diferença entre os cômodos é grande, entenda

Algumas pessoas sugerem deixar a garrafa de molho durante a noite em água e vinagre de vinho branco, enquanto outras optam por pastilhas de limpeza como o Milton. Confira três dicas de como limpar a sua garrafa d´água que viralizaram no TikTok:

O truque do arroz
Encha sua garrafa de água com meia xícara de arroz cru, um pouco de água com desinfetante, detergente ou sabão, coloque a tampa e agite bastante por alguns minutos. No final, despeje o arroz em uma peneira e enxágue com água.

Imersão em água oxigenada
Mergulhe sua garrafa, canudos ou tampas em água e sabão. Depois, mergulhe apenas as tampas em água oxigenada. Após a imersão, use uma escova de dentes para esfregar as fendas. Enxágue com água e deixe secar ao ar.

Limpadores de cachimbo
Mergulhe a garrafa e a tampa em água quente com sabão. Em seguida, esfregue a garrafa com uma escova de garrafa e use um limpador de cachimbo para limpar o canudo, ou a tampa. Enxágue ambos com água. E está pronto para usar.

Veja também

Pequinês de língua caída e sem dentes é eleito o cão mais feio do mundo
EUA

Pequinês de língua caída e sem dentes é eleito o cão mais feio do mundo

Grécia: 13 são presos acusados de causar incêndio ao lançar fogos de artifício de iate
INCÊNDIO FLORESTAL

Grécia: 13 são presos acusados de causar incêndio ao lançar fogos de artifício de iate

Newsletter