Voluntariado leva apoio a idosos no Recife

Festival Vox começa nesta sexta-feira (6) e conta com a participação ativa de 50 projetos sociais

Primeira ação do Festival Vox será na Casa de Apoio da Vovó BibiaPrimeira ação do Festival Vox será na Casa de Apoio da Vovó Bibia - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O Festival Vox chega à sua sexta edição com a temática ‘Novos Olhares’. Durante os 23 dias de evento, que tem início nesta sexta-feira (6), ocorrerão palestras, oficinas, cursos de capacitação, debates, workshops e serviços de saúde. Todos gratuitos para a população. Serão implantados cem polos de programação espalhados por toda a cidade do Recife, e cerca de 200 voluntários e 50 projetos sociais estarão participando ativamente das ações realizadas.

A primeira ação voluntária do Vox será realizada, neste sábado (7), em uma casa de apoio a idosos, localizada no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste. Na Casa de Apoio da Vovó Bibia, mais de cem voluntários da ONG Novo Jeito farão a pintura e revitalização da fachada, a instalação de uma horta medicinal, além de atividades recreativas. “Por onde a gente passa deixa uma marca e divulga a importância do voluntariado, integrando outras pessoas”, aponta a voluntária Tamires Rabelo.

A casa de apoio recebe mais de 400 idosos por mês e é reconhecida pelo trabalho de inclusão social. No espaço, eles são protagonistas. “Nós não somos um asilo”, insiste Cida, como chamam carinhosamente a diretora Aparecida Brito, 61 anos. “Nosso foco é extinguir a violência contra a pessoa idosa e nós entendemos que essa violência acontece, também, quando ela é excluída. Dar condições para que essa população participe, sonhe e realize os seus objetivos é garantir sua dignidade”, defende.

Leia também:
Festival VOX promove atividades gratuitas em cem polos no Recife
Dedicação ao voluntariado promove novos sentidos à vida
Em carta, 52 ONGs se dizem ultrajadas por fala de Bolsonaro

A professora aposentada Aliete Ribeiro integrou o grupo de idosos aos 63 anos. “Não queria ficar em casa. Quando chegamos a uma certa idade e ficamos inertes, começamos a adoecer”, conta a professora. Hoje, aos 66 anos, ela mantém a vocação, mas o público mudou. Aliete é coordenadora voluntária da Casa, onde ministra, às segundas-feiras, aulas de crochê para idosos que nunca tiveram contato com a técnica e, como aluna, participa de atividades também dirigidas por outros idosos.

“É importante levar mais conhecimento para os frequentam o espaço e eles, por sua vez, passam uns aos outros. Tem pessoas que chegam com depressão e, com as atividades, vão melhorando”, observa. Ao todo, a organização reúne cerca de 20 voluntários por dia. Além das atividades na casa, também empresta cadeiras de rodas e distribui cestas básicas, fraldas descartáveis e material de limpeza para instituições de longa permanência. Todo o trabalho é mantido com doações.

Para ajudar, seja com o trabalho voluntário ou com doações para manter o trabalho, você pode entrar em contato através do número (81) 30331610 ou pelo e-mail [email protected].

Abertura
Para abrir o Festival VOX, a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes realiza nesta noite um bate papo no formato do programa Encontro, da rede Globo. Ao longo de três blocos, a apresentadora conversa com projetos sociais sobre o impacto que causam em suas comunidades. Estarão presentes o maracatu Integrarte, composto por membros com Síndrome de Down, do bairro da Madalena, o projeto de inclusão social Coque Conecta, do Coque, e o grupo de combate às drogas Florescer da Casa Rosa, da Mustardinha.

Se apresentam também o grupo Amar, de Boa Viagem, que atende crianças com microcefalia, a orquestra com surdos e cegos do Instituto Inclusivo Sons do Silêncio, da Ilha do Leite, o projeto cultural Educando em Cordel e o poeta Edgard Diniz. As entradas para a abertura estão esgotadas, mas interessados em participar de outras atividades oferecidas gratuitamente pelo Festival podem adquirir os ingressos através dos sites www.festivalvox.com.br e portal.transformabrasil.com.br.

Veja também

Flórida elimina restrições por Covid-19 enquanto supera 14.000 mortos
EUA

Flórida elimina restrições por Covid-19 enquanto supera 14.000 mortos

Mídia americana afirma que Trump indicará Amy Coney Barrett para Suprema Corte
internacional

Mídia americana afirma que Trump indicará Amy Coney Barrett para Suprema Corte