Voluntariado leva apoio a idosos no Recife
Festival Vox começa nesta sexta-feira (6) e conta com a participação ativa de 50 projetos sociais
O Festival Vox chega à sua sexta edição com a temática ‘Novos Olhares’. Durante os 23 dias de evento, que tem início nesta sexta-feira (6), ocorrerão palestras, oficinas, cursos de capacitação, debates, workshops e serviços de saúde. Todos gratuitos para a população. Serão implantados cem polos de programação espalhados por toda a cidade do Recife, e cerca de 200 voluntários e 50 projetos sociais estarão participando ativamente das ações realizadas.
A primeira ação voluntária do Vox será realizada, neste sábado (7), em uma casa de apoio a idosos, localizada no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste. Na Casa de Apoio da Vovó Bibia, mais de cem voluntários da ONG Novo Jeito farão a pintura e revitalização da fachada, a instalação de uma horta medicinal, além de atividades recreativas. “Por onde a gente passa deixa uma marca e divulga a importância do voluntariado, integrando outras pessoas”, aponta a voluntária Tamires Rabelo.
A casa de apoio recebe mais de 400 idosos por mês e é reconhecida pelo trabalho de inclusão social. No espaço, eles são protagonistas. “Nós não somos um asilo”, insiste Cida, como chamam carinhosamente a diretora Aparecida Brito, 61 anos. “Nosso foco é extinguir a violência contra a pessoa idosa e nós entendemos que essa violência acontece, também, quando ela é excluída. Dar condições para que essa população participe, sonhe e realize os seus objetivos é garantir sua dignidade”, defende.
Leia também:
Festival VOX promove atividades gratuitas em cem polos no Recife
Dedicação ao voluntariado promove novos sentidos à vida
Em carta, 52 ONGs se dizem ultrajadas por fala de Bolsonaro
A professora aposentada Aliete Ribeiro integrou o grupo de idosos aos 63 anos. “Não queria ficar em casa. Quando chegamos a uma certa idade e ficamos inertes, começamos a adoecer”, conta a professora. Hoje, aos 66 anos, ela mantém a vocação, mas o público mudou. Aliete é coordenadora voluntária da Casa, onde ministra, às segundas-feiras, aulas de crochê para idosos que nunca tiveram contato com a técnica e, como aluna, participa de atividades também dirigidas por outros idosos.
“É importante levar mais conhecimento para os frequentam o espaço e eles, por sua vez, passam uns aos outros. Tem pessoas que chegam com depressão e, com as atividades, vão melhorando”, observa. Ao todo, a organização reúne cerca de 20 voluntários por dia. Além das atividades na casa, também empresta cadeiras de rodas e distribui cestas básicas, fraldas descartáveis e material de limpeza para instituições de longa permanência. Todo o trabalho é mantido com doações.
Para ajudar, seja com o trabalho voluntário ou com doações para manter o trabalho, você pode entrar em contato através do número (81) 30331610 ou pelo e-mail [email protected].
Abertura
Para abrir o Festival VOX, a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes realiza nesta noite um bate papo no formato do programa Encontro, da rede Globo. Ao longo de três blocos, a apresentadora conversa com projetos sociais sobre o impacto que causam em suas comunidades. Estarão presentes o maracatu Integrarte, composto por membros com Síndrome de Down, do bairro da Madalena, o projeto de inclusão social Coque Conecta, do Coque, e o grupo de combate às drogas Florescer da Casa Rosa, da Mustardinha.
Se apresentam também o grupo Amar, de Boa Viagem, que atende crianças com microcefalia, a orquestra com surdos e cegos do Instituto Inclusivo Sons do Silêncio, da Ilha do Leite, o projeto cultural Educando em Cordel e o poeta Edgard Diniz. As entradas para a abertura estão esgotadas, mas interessados em participar de outras atividades oferecidas gratuitamente pelo Festival podem adquirir os ingressos através dos sites www.festivalvox.com.br e portal.transformabrasil.com.br.