Voluntários se unem para mutirão de limpeza na Ilha de Deus

Encabeçado pelo movimento Pernambuco sem Lixo, esta é a segunda ação do grupo

Pesca artesanal e coleta dos moluscos sustentam os cerca  de dois mil moradores  da comunidade da Ilha de DeusPesca artesanal e coleta dos moluscos sustentam os cerca de dois mil moradores da comunidade da Ilha de Deus - Foto: Arthur de Souza

Voluntários do movimento Pernambuco sem Lixo estarão neste sábado (15), a partir das 8h, na comunidade Ilha de Deus, situada no estuário da Bacia do Pina, na Zona Sul do Recife, em um mutirão de limpeza nos manguezais do lugar. Essa é a segunda ação do grupo, criado a fim de sensibilizar a população a ter uma consciência ambiental por meio de atividades educativas.

O primeiro mutirão ocorreu no último dia 10 de novembro, na praia de Boa Viagem, também na Zona Sul. Em uma hora, o grupo recolheu 1.762 bitucas de cigarro, 135 tampas plásticas e 111 de metal, 212 copos descartáveis, 284 canudos e 68 garrafas plásticas.

Leia também:
Acúmulo de conchas em estuário recifense causa impacto ambiental; veja fotos
Coleta solidária simbólica marca Dia Mundial do Manguezal no Recife  

Em relação à Ilha de Deus, o local foi escolhido por se tratar de uma comunidade que sobrevive exclusivamente da pesca. Nesse contexto, manter a saúde dos manguezais, hoje sufocados por lixo, ajuda a resguardar toda uma fauna que depende do ecossistema. Na natureza, os mangues servem de berçário para muitas espécies, como é fonte de alimento para outras. A intenção do grupo Pernambuco sem Lixo é realizar mutirões de limpeza mensalmente. Quem quiser ser voluntário do movimento pode entrar em contato com o movimento por meio do Facebook do grupo.

Veja também

Petrolina abre agendamento e amplia vacinação contra Covid-19 para pessoas a partir de 45 anos
Vacinação

Petrolina abre vacinação para pessoas a partir de 45 anos

Aumentam casos de violência contra pessoas idosas no Brasil
Violência

Aumentam casos de violência contra pessoas idosas no Brasil