Vulcão

Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí

Cerca de 20 pessoas que faziam um passeio de barco para observar o magma chegando ao mar foram feridas pela lava

Em 30 de setembro de 2021, a imagem cortesia do US Geological Survey (USGS) mostra a erupção contínua do vulcão Kilauea no Havaí, nascendo em vários locais de fissuras na base e na parede oeste da cratera e um lago de lava crescendo dentro de Halema'uma 'Em 30 de setembro de 2021, a imagem cortesia do US Geological Survey (USGS) mostra a erupção contínua do vulcão Kilauea no Havaí, nascendo em vários locais de fissuras na base e na parede oeste da cratera e um lago de lava crescendo dentro de Halema'uma ' - Foto: US Geological Survey / AFP

O vulcão havaiano Kilauea, um dos mais ativos do mundo, entrou em erupção, embora, segundo projeções, sua lava esteja limitada à cratera central e não ameace as regiões habitadas, anunciaram autoridades nesta quinta-feira.

"As fontes de lava atingiram a altura de um prédio de cinco andares", informou o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS) no Twitter, juntamente com um vídeo.

As primeiras fissuras apareceram na cratera Halema'uma'u na tarde de ontem. Elas deram origem rapidamente às "fontes de lava", que às vezes superam 1.100°C de temperatura, segundo o USGS.

As erupções frequentes do Kilauea desde a década de 1950 o tornaram um destino atraente para turistas. Autoridades do Parque Nacional de Vulcões do Havaí, onde ele se encontra, começaram a mobilizar funcionários para organizar a chegada esperada de visitantes.

O vulcão Kilauea é um dos cinco localizados na ilha de Havaí, a maior do arquipélago, localizado no Pacífico. Em 2018, uma erupção destruiu centenas de casas. Cerca de 20 pessoas que faziam um passeio de barco para observar o magma chegando ao mar foram feridas pela lava, uma delas gravemente.

Veja também

Após debandada, presidente da Capes faz apelo para que coordenadores permaneçamBRASIL

Após debandada, presidente da Capes faz apelo para que coordenadores permaneçam

Recife promove primeiro encontro com outras capitais para decidir sobre o CarnavalCarnaval

Recife promove primeiro encontro com outras capitais para decidir sobre o Carnaval