Internacional

Washington teme que Rússia se apodere de estruturas de 'pesquisa biológica' na Ucrânia

País possui importantes instalações de pesquisas biológicas e usinas nucleares

EUA expressaram, nesta terça-feira (8), temor com a possibilidade das forças russas conseguirem "tomar o controle" de instalações de "pesquisa biológica" na Ucrânia EUA expressaram, nesta terça-feira (8), temor com a possibilidade das forças russas conseguirem "tomar o controle" de instalações de "pesquisa biológica" na Ucrânia  - Foto: Pixabay

Os Estados Unidos expressaram, nesta terça-feira (8), temor com a possibilidade das forças russas conseguirem "tomar o controle" de instalações de "pesquisa biológica" na Ucrânia e confisquem material sensível.

"A Ucrânia tem instalações de pesquisa biológica, e na realidade agora estamos bastante preocupados com a possibilidade das forças russas tentarem tomar o controle" desses locais, declarou a número três da diplomacia americana, Victoria Nuland, durante uma audiência parlamentar.

"Estamos trabalhando com os ucranianos para evitar que estes materiais de pesquisa caiam nas mãos das forças russas", completou.

O senador republicano Marco Rubio indicou que a "propaganda russa" denunciou um suposto "plano" ucraniano de usar "armas biológicas no país em coordenação com a Otan".

"Se houver um incidente ou um ataque com arma biológica ou química na Ucrânia, vocês teriam 100% de certeza que os russos seriam os perpetradores?", perguntou o congressista.

"Não tenho nenhuma dúvida, é uma tática russa clássica acusar os outros do que planejam fazer eles mesmos", respondeu Nuland.

Veja também

Rádio na Amazônia pode ser aliada no combate a desigualdades
comunicação

Rádio na Amazônia pode ser aliada no combate a desigualdades

Há "boas razões para acreditar" que houve estupros em ataques do Hamas, diz ONU
MUNDO

Há "boas razões para acreditar" que houve estupros em ataques do Hamas, diz ONU