A-A+

Espaço

William Shatner foi ao espaço na missão NS-18 da Blue Origin

Originalmente marcado para a terça, decolagem foi adiada para quarta por questões meteorológicas

Willian Shatner, que interpretou o capitão Kirk de Jornadas nas Estrelas, é um dos tripulantesWillian Shatner, que interpretou o capitão Kirk de Jornadas nas Estrelas, é um dos tripulantes - Foto: Handout / BLUE ORIGIN / AFP

Acontece nesta quarta-feira (13), a partir da base da empresa Blue Origin em West Texas (EUA), o lançamento da missão NS-18, o segundo voo suborbital tripulado da companhia. E um dos tripulantes é ninguém menos que William Shatner, ator que interpretou o capitão Kirk em "Jornada nas Estrelas", nos anos 1960.

A decolagem estava marcada para as 11h (de Brasília), mas houve uma suspensão temporária da contagem regressiva para checagem de sistemas, em T-45 minutos, o que empurrou o início do voo para 11h30.

Originalmente marcado para a terça, ele foi adiado para quarta por questões meteorológicas. O veículo New Shepard foi desenvolvido pela empresa de Jeff Bezos (o dono da Amazon e homem mais rico do mundo) para fomentar o turismo espacial e fez sua primeira viagem com tripulação em 20 de julho, quando voaram o próprio Bezos, seu irmão Mark, a aviadora Wally Funk e o jovem estudante Mark Daemen.

O voo tem perfil suborbital: ele vai à borda do espaço e retorna em seguida, atingindo altitude de pouco mais de 100 km. Lá, os passageiros esperam alguns minutos da sensação de ausência de peso e podem ver a curvatura da Terra do espaço. É mais ou menos o mesmo perfil de missão realizada pelo primeiro astronauta americano, Alan Shepard, em maio de 1961. Daí o nome do veículo.

A missão toda dura cerca de 12 minutos. A cápsula decola acoplada a um foguete de um único estágio e se solta após a fase propulsada do voo, executando uma parábola até a borda do espaço. No retorno, a descida é suavizada por paraquedas e um sistema de retropropulsão que se ativa na iminência do contato com o solo.

Com o voo desta quarta, Shatner se torna também a pessoa mais velha a ir ao espaço. Aos 90 anos, ele bate o recorde de Funk, 82, também passageira da Blue Origin. Seus companheiros de viagem são Audrey Powers, vice-presidente de operações de voo da Blue Origin, e os empresários Chris Boshuizen, cofundador da operadora de satélites Planet, e Glen de Vries, cofundador da empresa de dados médicos Medidata Solutions.

Veja também

Manifestantes antirracistas mortos por adolescente nos EUA não poderão ser chamados de vítimas
violência

Manifestantes antirracistas mortos por adolescente nos EUA não poderão ser chamados de vítimas

Será que meu cão gosta de abraço?
Folha Pet

Será que meu cão gosta de abraço?