Ygor Coelho fatura ouro inédito para Brasil no badminton

Brasileiro conquistou vaga no lugar mais alto do pódio após derrotar o canadense Brian Yang por 2 sets a 0 na final dos Jogos Pan-Americanos

Conquista coloca Ygor mais próximo da vaga nas Olimpíadas de TóquioConquista coloca Ygor mais próximo da vaga nas Olimpíadas de Tóquio - Foto: Alexandre Loureiro/COB

O brasileiro Ygor Coelho derrotou o canadense Brian Yang por 2 sets a 0 (21/19 e 21/10) nesta sexta-feira (2) e conquistou a primeira medalha de ouro para o badminton brasileiro em Pan-Americanos. A modalidade foi incluída na competição nos Jogos de Mar del Plata, em 1995.

Com a conquista, obtida após perder apenas um set nos cinco jogos em que disputou, Ygor dá também um largo passo rumo aos Jogos Olímpicos, com metade dos pontos necessários para carimbar o passaporte para Tóquio 2020.

Natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ) e melhor colocado do ranking masculino de badminton das Américas, Ygor figura entre os 60 melhores atletas de badminton do mundo e entrou na Lima 2019 como adversário a ser batido. Agora, ele adicionará a medalha dourada dos Jogos Pan-Americanos ao currículo que já conta com o bicampeonato do Campeonato Pan-Americano (2017 e 2018) e tem três ouros conquistados nos Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018 (simples, dupla masculina e equipe).

Inscrito somente para participar da competição individual na Lima 2019, Ygor Coelho avançou à semifinal após vencer as três primeiras partidas disputas por 2 sets a 0. As vítimas foram o salvadorenho Uriel Canjura (21/19 e 21/ 11), cubano Leodannis Martínez (21/15 e 22/20) e o norte-americano Timothy Lam (21/16 e 21/6).

Na semifinal contra o canadense Jason Ho-Shue, o brasileiro enfrentou dificuldades pela primeira vez no Pan. Ygor perdeu o primeiro set por 22 a 20 e devolveu o mesmo placar na segunda parcial. No set decisivo da disputa, atropelou Ho-Shue por 21 a 8 e avançou para encarar o também canadense Brian Yang.

Leia também:
Seleção masculina de vôlei vence segundo jogo no Pan
Brasil conquista ouro e prata no stand up paddle no Pan


Na decisão, o brasileiro começou melhor e anotou os dois primeiros pontos da disputa. O canadense igualou as forças logo na sequência e empatou a final em 5 a 5. Ygor voltou a abrir dois pontos, mas foi buscado e viu o canadense assumir a liderança pela primeira vez com o placar de 8 a 7.

Ygor não se abalou ao ser ultrapassado, voltou a liderar o duelo em seguida e chegou a abrir quatro pontos na frente de Yang. Mesmo com a vantagem obtida, o canadense voltou a dificultar e igualou o confronto em 19 a 19, forçando Ygor a marcar dois pontos seguidos, fechar o set em 21 a 19 e dar o primeiro passo rumo ao ouro inédito.

Com a vitória no primeiro set, Ygor ganhou confiança e abriu três pontos de vantagem logo nos primeiros pontos da parcial seguinte e tinham o dobro da pontuação do adversário quando o placar mostrava 8 a 4. Coube a ele manter a vajtagem, fechar o set decissivo por 21 a 10 e e se segrar campeão.

Campanha histórica

Além do primeiro ouro brasileiro em Jogos Pan-Americanos, a equipe verde-amarela de badminton faturou ainda outras quatro medalhas de bronze e deixa a capital peruana com a melhor campanha da história brasileira na modalidade.

A delegação enviada a Lima é composta por oito atletas vindos de projetos sociais, a metade deles nascidos no Piauí. Os quatro bronzes foram todos obtidos nas disputas de duplas.

Pelas duplas femininas, Tamires Santos e Fabiana Silva e Samia e Jaqueline Lima dividiram o terceiro lugar no pódio. Os irmãos Fabrício e Francielton Farias levaram o bronze nas duplas masculinas e Fabricio Farias e Jaqueline Lima nas duplas mistas.

As conquistas confirmam a evolução do esporte no ambiente nacional. Nos jogos do Rio de Janeiro (2007) e de Guadalajara (2011), a equipe brasileira faturou apenas uma medalha de bronze.

Quatro anos mais tarde, o Brasil deixou Toronto com as medalhas de pratas nas duplas masculina e feminina e um bronze nas duplas mistas. O sonho do primeiro ouro, no entanto, foi adiado para os Jogos de Lima 2019.

Veja também

Linhas de ônibus terão reforço para o segundo turno na RMR
Eleições 2020

Linhas de ônibus terão reforço para o segundo turno na RMR

Pesquisadores criam tecnologia para eliminar metal cancerígeno da água
Pesquisa

Pesquisadores criam tecnologia para eliminar metal cancerígeno da água