Guerra

Zelensky acusa Rússia de cometer "genocídio" na Ucrânia

Presidente gravoue entrevista que será exibida nos Estados Unidos

Volodymyr Zelensky, presidente da UcrâniaVolodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia - Foto: Handout / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP

O presidente Volodymyr Zelensky afirmou em uma entrevista que será exibida neste domingo (3) nos Estados Unidos que as tropas russas estão cometendo um "genocídio" na Ucrânia.

"Isto é genocídio. A eliminação de toda a nação e do povo", disse Zelensky ao programa Face the Nation, do canal CBS, de acordo com uma transcrição divulgada pela emissora, um dia após a divulgação de novas evidências de atrocidades cometidas pelas tropas russas em Bucha, cidade recuperada pelas forças ucranianas.

"Somos os cidadãos da Ucrânia. Nós temos mais de 100 nacionalidades. Trata-se da destruição e extermínio de todas essas nacionalidades", afirmou Zelensky. Três dias após o início da invasão em 24 de fevereiro, a Ucrânia apresentou uma denúncia à Corte Internacional de Justiça de Haia na qual acusava a Rússia de "planejar atos de genocídio".
 

A entrevista será exibida neste domingo, um dia após a divulgação de imagens de corpos de civis espalhados nas ruas da cidade de Bucha, perto de Kiev. O prefeito de Bucha, Anatoly Fedoruk, afirmou que 280 corpos foram enterrados em valas comuns na cidade.

"Somos cidadãos da Ucrânia e não queremos nos submeter à política da Federação Russa. Esta é razão pela qual estamos sendo destruídos e exterminados", declarou Zelensky, segundo a transcrição da CBS. "E isso está acontecendo na Europa do século XXI. Esta é a tortura de toda uma nação", acrescentou.

As imagens e relatos das mortes de civis em Bucha provocaram críticas da comunidade internacional e ameaças de mais sanções contra Moscou.

Veja também

Corpo do jornalista britânico Dom Phillips é velado em Niterói
Caso Dom e Bruno

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói; viúva do jornalista agradece apoio e solidariedade

Dia Nacional do Diabetes: pacientes buscam qualidade de vida
saúde

Dia Nacional do Diabetes: pacientes buscam qualidade de vida