Guerra na Ucrânia

Zelensky e Putin agradecem às mulheres por seu papel na guerra

Na gravação, o líder ucraniano pediu para "lembrar, pensar e agradecer a todas as mulheres que sacrificaram suas vidas" pelo país

Zelensky e Putin agradecem às mulheres por seu papel na guerraZelensky e Putin agradecem às mulheres por seu papel na guerra - Foto: Aris Messinis / AFP

Inimigos antagônicos, os presidentes da Ucrânia e da Rússia, Volodimir Zelensky e Vladimir Putin, agradeceram nesta quarta-feira (8) o papel das mulheres no conflito entre os dois países por ocasião do dia 8 de março.

"Acho importante dizer isso hoje. Agradecer a todas as mulheres que trabalham, ensinam, estudam, economizam, cuidam e lutam pela Ucrânia", disse Zelensky em um vídeo publicado no Dia Internacional da Mulher.

Na gravação, o líder ucraniano pediu para "lembrar, pensar e agradecer a todas as mulheres que sacrificaram suas vidas" pelo país.

Neste breve discurso, Zelensky mais uma vez prometeu a vitória aos seus compatriotas, que resistem à ofensiva russa há mais de um ano.

"Juntos somos mais fortes, juntos somos invencíveis e juntos podemos vencer", disse ele.

Em Moscou, Putin aproveitou o dia para saudar as mulheres que "cumprem o seu dever" ao serviço da Rússia, numa alusão à ofensiva militar na Ucrânia.

"Hoje, quando a Rússia mais uma vez enfrenta ameaças diretas à sua segurança e soberania, vemos inúmeros exemplos de coragem e determinação", disse ele durante uma entrega de condecorações a mulheres que se destacaram em diferentes esferas, incluindo a militar.

"Há mulheres nesta sala que cumprem com honra seu dever militar", disse Putin, expressando "sua gratidão a todas as mulheres".

Defensor autoproclamado dos "valores tradicionais" perante um Ocidente que considera decadente, Putin criou por decreto em 2022 o prêmio "Mãe-heroína" para mulheres com 10 filhos ou mais. Duas mulheres receberam o prêmio nesta cerimônia no Kremlin.

Veja também

Rivais do premiê votam na penúltima etapa das eleições indianas
índia

Rivais do premiê votam na penúltima etapa das eleições indianas

Justiça da Colômbia acusa ex-presidente Uribe de suborno e fraude
america latina

Justiça da Colômbia acusa ex-presidente Uribe de suborno e fraude

Newsletter