Notícias

Zona Azul Digital passará a valer no mês de julho

Em coletiva, Prefeitura do Recife apontou diretrizes da tecnologia digital que será utilizada pelos condutores

Aplicativo Zona Azul Digital Recife estará disponível para download no dia 25 de junhoAplicativo Zona Azul Digital Recife estará disponível para download no dia 25 de junho - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A tecnologia adotada para a utilização da Zona Azul na capital pernambucana foi oficialmente anunciada pela Prefeitura do Recife (PCR) durante coletiva de imprensa realizada nesta tarde (3), na sede do órgão, no Bairro do Recife. O sistema passará a valer no dia 1º de julho e não contará com processo de migração. Para acessar o serviço, os usuários terão duas opções: por meio de um aplicativo para celulares e tablets ou mediante o pagamento em algum ponto de venda físico.

A partir do dia 25 de junho, os usuários poderão baixar o aplicativo Zona Azul Digital Recife (ZADR), que estará disponível apenas para os sistemas operacionais Android e iOS. No aplicativo, eles deverão cadastrar os dados pessoais, escolher login, senha e a forma de pagamento, que pode ser nos cartões de crédito ou débito. Cada conta no ZADR poderá cadastrar até três veículos.

Caso o condutor não tenha dispositivo móvel ou não queira baixar o aplicativo, deverá ir até um ponto de venda, informar a placa do seu veículo, efetuar o pagamento e solicitar a ativação de uma vaga. Um comprovante será impresso. Atualmente, são 140 pontos espalhados no Recife. A renovação poderá ser feita uma única vez. O usuário que utilizar o aplicativo receberá uma notificação 15 minutos antes da Zona Azul vencer. No caso do ponto fixo, ele deverá voltar ao local e repetir o procedimento.

Leia também:
Recife implantará sistema de Zona Azul Digital
Aplicação de multa em Zona Azul sem sinalização gera polêmica


Até a implementação, a CTTU deve adaptar-se completamente à nova dinâmica. Os condutores que ainda tiverem talões ou folhas de papel deverão realizar a troca pelos cartões digitais na sede da Autarquia, em Santo Amaro, entre 1º de julho e 1º de agosto. Enquanto isso, os agentes de trânsito estão orientados a não aplicar multas até o novo modelo começar a funcionar.

De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a mudança não afetará a regulamentação vigente. Serão mantidos os regimes de horas e preço atuais. O mesmo vale para os idosos, que têm direito a 20 vagas de Zona Azul mensais. Eles receberão um código de gratuidade para a ativação no aplicativo ou um código QR impresso para apresentar nos pontos fixos.

Diferentemente do cadastro normal, idosos poderão utilizar em um único veículo, com placa previamente cadastrada pela CTTU. A liberação do benefício também requer o comparecimento à Autarquia, sempre que os cartões digitais acabarem.

Outra novidade é a oferta do serviço para empresas, que contarão com um aplicativo específico onde poderão adquirir volumes maiores de cartões digitais e distribuir dentre os seus funcionários ou veículos empresariais.

Veja também

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso
Crime

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso

Newsletter