A Guedes, Henry alerta sobre preconceito com NE
O deputado cobrou política de Desenvolvimento Regional
A apresentação que o deputado federal Raul Henry preparou para fazer ao grupo de trabalho criado pelo Governo Federal com foco no Nordeste acabou sendo adiantada, por força das circunstâncias, ao ministro da Economia, Paulo Guedes. A referida explanação não foi planejada. Como a coluna antecipara, Henry construiu material sobre a região a pedido do ministro da Cidadania, Osmar Terra. Mas foi instado a falar sobre ele durante encontro da bancada federal do MDB no Ministério da Economia.
A pauta era Reforma da Previdência, mas parlamentares realçaram os motivos pelos quais havia dificuldades no Nordeste de aderir à PEC, explicando que a administração federal precisava compreender a realidade regional. De Alagoas, Isnaldo Bulhões sugeriu que Guedes ouvisse os dados que Raul Henry guardava sobre a região. O deputado pernambucano fez um alerta sobre a visão preconceituosa em relação ao Nordeste e advertiu que, enquanto prevalecesse a visão de que o Nordeste é a escória do Brasil, a região continuaria decidindo as eleições. Lembrou que nela encontra-se um terço do eleitorado e que ela responde por um terço do Congresso. Henry defendeu que política de Desenvolvimento Regional é coisa de País avançado. Citou a integração da Alemanha oriental e a União Europeia quando integrou países periféricos. Realçou que o PIB de Portugal e da Espanha passaram a crescer o dobro. Afirmou que o Nordeste é vítima de um ciclo perverso de políticas de transferência de renda, transformando-se num mercado de consumo para São Paulo. Raul definiu como um “ciclo vicioso” e cobrou uma política nacional de desenvolvimento regional. Henry lembrou que o Nordeste não foi lulista desde sempre e citou ex-governadores, como Tasso Jereissati (PSDB-CE), Garibaldi Alves (MDB-RN), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Jarbas Vasconcelos (MDB-PE), Teotônio Vilela (PSDB-AL), João Alves (DEM-SE), Paulo Souto (DEM-BA). O retrato foi feito no dia 24 de abril e ensejou nova reunião da bancada do Nordeste com Paulo Guedes, a ser agendada.
Ainda a Paulo Guedes, Raul Henry defendeu o que Lula fez pelo Nordeste como algo incontestável. E descreveu o voto do povo em Lula como gratidão e racionalidade, considerando o momento em que a região foi lembrada. Citou a Transposição do Rio São Francisco, a Refinaria Abreu e Lima, a Fábrica da Fiat...
Veja também

PL contraria orientação do Planalto e indica Lincoln Portela para vice-presidência da Câmara
