Política

Advogado de Lula diz que STJ negou habeas corpus impetrado por defesa, mas tribunal nega informação

A informação foi repassada à GloboNews por Sepúlveda Pertence, um dos advogados do petista.

LulaLula - Foto: Evaristo Sá/AFP

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o habeas corpus apresentado na manhã desta sexta-feira (6) pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi repassada à GloboNews por Sepúlveda Pertence, um dos advogados do petista.

Apesar da declaração do advogado, o STJ informou, pelo Twitter, que, até o momento, "não houve decisão no pedido de habeas corpus".

"O Superior Tribunal de Justiça informa que, até o momento, não houve decisão no pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O processo em questão é o HC 443941".

Mais informações em instantes.

Leia também:
Decreto de prisão de Lula é assunto mais comentado na Internet
Defesa de Lula vai à ONU para evitar prisão de ex-presidente
Lula diz que não irá a Curitiba para se entregar à Polícia Federal
Lula não vai se apresentar à Justiça, diz presidente de sindicato
MST promete fechar 85 rodovias do país contra prisão de Lula
Lula: prisão é 'absurdo' e 'sonho de consumo' de Sérgio Moro
Advogado de Lula afirma que a prisão é arbitrária
Ordem de prisão de Lula é a mais rápida entre réus soltos da Lava Jato

Entenda o caso:

Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia foram denunciados pelo Ministério Público Federal, por serem supostamente os verdadeiros donos de um triplex no Guarujá. De acordo com a denúncia, as reformas feitas no imóvel pela construtora OAS eram parte de pagamento de propina da empreiteira, que teria sido favorecida em contratos com a Petrobras.

O imóvel teria sido reservado para o ex-presidente, mesmo sem ter havido transferência formal, o que configura tentativa de ocultar o patrimônio (ou lavagem de dinheiro). O valor dos recursos citados chegaria a R$ 2,2 milhões.

Em 12 de julho de 2017, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão.

Com a condenação, a defesa apelou ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, segunda instância da Justiça, para reverter a decisão de Moro, juiz de primeira instância.

A condenação em segunda instância aumentou o período de reclusão para 12 anos e 1 mês, no dia 24 de janeiro de 2018, em uma sessão que durou mais de oito horas.
No dia 4 de abril, com o placar final de 6 a 5, os ministros do Supremo Tribunal federal (STF) negaram o pedido de habeas corpus solicitado pela defesa de Lula na tentava de impedir a execução provisória da pena imposta a partir da confirmação de sua condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Os advogados do ex-presidente sempre negaram as acusações, sustentaram que o julgamento foi “político” e que houve cerceamento da defesa.

No dia seguinte (5 de abril), menos de 18 horas depois, o juiz Sérgio Moro recebeu um ofício do Tribunal Regional Federal da 4ª Região informando que já não havia obstáculos legais para o início do cumprimento da pena do petista e emitiu a ordem de prisão em seguida.

Veja também

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social
BRASIL

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais
falsa identidade

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais

Newsletter