Política

Alepe e Câmara retomam atividades

Alepe também serão marcados pela negociação entre as bancadas de governo e oposição, para a composição das 16 comissões temáticas

Ontem, Paulo Câmara tomou café com deputados da baseOntem, Paulo Câmara tomou café com deputados da base - Foto: Wagner Ramos/SEI

 

No mesmo dia em que a Polícia Federal deflagrou a Operação Vórtex, que investiga a compra do avião usado pelo ex-governador Eduardo Campos, em sua campanha presidencial de 2014, a bancada governista da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) participou de um café da manhã com o governador Paulo Câmara (PSB), no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, véspera da posse da nova Mesa Diretora da Alepe, o socialista agradeceu à sua base pelo apoio à gestão e falou dos desafios que o governo enfrentará ao longo do ano.

“Nós vamos, com o apoio do Legislativo, trabalhar muito mais para entregar cada obra. Os deputados são compromissados e conhecem muito bem as demandas dos pernambucanos. Estaremos juntos para superar as dificuldades e avançar mais”, disse o governador.

Ele também agradeceu o ex-líder do governo na Alepe, Waldemar Borges (PSB), pelo período em que defendeu a administração socialista na Casa, e parabenizou o novo líder governista, Isaltino Nascimento (PSB).

O início dos trabalhos da Alepe nesta quarta-feira (1) também serão marcados pela negociação entre as bancadas de governo e oposição, para a composição das 16 comissões temáticas. Tanto os líderes da oposição, Silvio Costa Filho (PRB), quanto o presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT) e o líder governista Isaltino Nascimento, defendem a adoção do critério de proporcionalidade na divisão das comissões.

Câmara Municipal
A Câmara Municipal do Recife também inicia, hoje, a 17ª legislatura, sob o comando do vereador Eduardo Marques (PSB), que ainda não apresentou o plano de contenção de gastos, divulgado na sua primeira entrevista após ser alçado ao comando da Casa.

Pela nova composição que inicia os trabalhos, a Câmara inicia com um índice de 43,59% de renovação. Ou seja, 17 novatos. Dos 39 vereadores, 30 são da base. Da bancada de oposição, oficialmente, apenas seis anunciaram sua posição antagônica.

Liderança
Após mais de uma hora de reunião com o prefeito, ontem, a vereadora Aline Mariano (PMDB) aceitou o convite para ser a líder do governo na Câmara Municipal, segundo fontes governistas. No entanto, de acordo com a sua assessoria, a parlamentar só deve anunciar sua decisão hoje.

 

Veja também

Saiba quem são os candidatos a governador da Rio de Janeiro
ELEIÇÕES 2022

Saiba quem são os candidatos a governador da Rio de Janeiro

Saiba quem são os candidatos a governador da Bahia
ELEIÇÕES 2022

Saiba quem são os candidatos a governador da Bahia