Política

Alepe e Câmara retomam atividades

Alepe também serão marcados pela negociação entre as bancadas de governo e oposição, para a composição das 16 comissões temáticas

Ontem, Paulo Câmara tomou café com deputados da baseOntem, Paulo Câmara tomou café com deputados da base - Foto: Wagner Ramos/SEI

 

No mesmo dia em que a Polícia Federal deflagrou a Operação Vórtex, que investiga a compra do avião usado pelo ex-governador Eduardo Campos, em sua campanha presidencial de 2014, a bancada governista da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) participou de um café da manhã com o governador Paulo Câmara (PSB), no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, véspera da posse da nova Mesa Diretora da Alepe, o socialista agradeceu à sua base pelo apoio à gestão e falou dos desafios que o governo enfrentará ao longo do ano.

“Nós vamos, com o apoio do Legislativo, trabalhar muito mais para entregar cada obra. Os deputados são compromissados e conhecem muito bem as demandas dos pernambucanos. Estaremos juntos para superar as dificuldades e avançar mais”, disse o governador.

Ele também agradeceu o ex-líder do governo na Alepe, Waldemar Borges (PSB), pelo período em que defendeu a administração socialista na Casa, e parabenizou o novo líder governista, Isaltino Nascimento (PSB).

O início dos trabalhos da Alepe nesta quarta-feira (1) também serão marcados pela negociação entre as bancadas de governo e oposição, para a composição das 16 comissões temáticas. Tanto os líderes da oposição, Silvio Costa Filho (PRB), quanto o presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT) e o líder governista Isaltino Nascimento, defendem a adoção do critério de proporcionalidade na divisão das comissões.

Câmara Municipal
A Câmara Municipal do Recife também inicia, hoje, a 17ª legislatura, sob o comando do vereador Eduardo Marques (PSB), que ainda não apresentou o plano de contenção de gastos, divulgado na sua primeira entrevista após ser alçado ao comando da Casa.

Pela nova composição que inicia os trabalhos, a Câmara inicia com um índice de 43,59% de renovação. Ou seja, 17 novatos. Dos 39 vereadores, 30 são da base. Da bancada de oposição, oficialmente, apenas seis anunciaram sua posição antagônica.

Liderança
Após mais de uma hora de reunião com o prefeito, ontem, a vereadora Aline Mariano (PMDB) aceitou o convite para ser a líder do governo na Câmara Municipal, segundo fontes governistas. No entanto, de acordo com a sua assessoria, a parlamentar só deve anunciar sua decisão hoje.

 

Veja também

Bossa nova, medalhas e almoço com coxinha: saiba como foi o encontro de Lula e Macron em Brasília
Visita Macron

Bossa nova, medalhas e almoço com coxinha: saiba como foi o encontro de Lula e Macron em Brasília

"É grave que ela não possa ter sido registrada", diz Lula sobre candidata opositora na Venezuela
Crítica

"É grave que ela não possa ter sido registrada", diz Lula sobre candidata opositora na Venezuela

Newsletter