Educação

Alexandre Lopes é exonerado da presidência do Inep

O substituto ainda não foi nomeado

Alexandre Lopes foi exonerado do InepAlexandre Lopes foi exonerado do Inep - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, foi exonerado do cargo.
 
A exoneração foi publicada na madrugada desta sexta-feira (26) no Diário Oficial da União, com a assinatura do ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto.
 
O substituto não foi nomeado na edição do Diário Oficial.
 
Também foi exonerado o chefe de gabinete da presidência do Inep, Marcelo Silva Pontes. A exoneração dele foi assinada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.
 
Alexandre Ribeiro Pereira Lopes ocupava a presidência do Inep desde maio de 2019 Luis Forpes/MEC Alexandre Ribeiro Pereira Lopes ocupava a presidência do Inep desde maio de 2019 ** Sob o guarda-chuva do MEC (Ministério da Educação), o Inep possui, entre suas atribuições, a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) cuja nota é usada na seleção de vagas nas universidades e nos institutos federais.
 
Antes de assumir o instituto, em maio de 2019, Lopes ocupava a função de diretor legislativo na secretaria-executiva da Casa Civil.
 
Ele foi o quarto presidente do instituto no governo Bolsonaro. Nos cinco primeiros meses da atual gestão federal, três outras trocas foram realizadas.


Marcus Vinícius Rodrigues e Elmer Vicenzi ficaram por um curto período à frente do instituto. Já Maria Inês Fini, que ocupava o cargo desde o governo Temer, foi exonerada no começo de janeiro de 2019.
 
Lopes já havia trabalhado com o ex-ministro da Educação da gestão Bolsonaro Abraham Weintraub que, antes de se tornar titular do Mec, era o número dois da então pasta comandada por Onyx Lorenzoni (Casa Civil).
 
Segundo o currículo de Lopes, ele é formado em engenharia química pela UFRJ e em direito pela UnB. É servidor público de carreira como analista de comércio exterior desde 1999.

Veja também

Bolsonaro alega "agenda política" em embaixada
BRASIL

Bolsonaro alega "agenda política" em embaixada

Macron e Lula se reúnem em Brasília; saiba quais temas serão discutidos pelos dois presidentes
Brasil

Macron e Lula se reúnem em Brasília; saiba quais temas serão discutidos pelos dois presidentes

Newsletter