Política

Aliados lembram outros tempos da relação de Lula e Jarbas

João Paulo leu nas palavras dos dois "um ponto de intersecção", uma "coisa nova"

Jarbas e LulaJarbas e Lula - Foto: Divulgação

A relação mais estreita que o deputado federal Jarbas Vasconcelos já teve, há alguns anos, com o ex-presidente Lula passou a ser lembrada por aliados seus que conviveram no Palácio das Princesas no período em que o peemedebista era governador do Estado e Lula, presidente da República, no primeiro mandato. Pessoas próximas recordam, inclusive, visitas feitas por José Dirceu, ex-ministro-chefe da Casa Civil e ainda pelo ex-ministro Tarso Genro ao Palácio das Princesas, quando conversas giraram em tonro de uma tentativa de atração de Jarbas para ser ministro de Lula ou até vice do líder-mor do PT. Tarso Genro esteve em Pernambuco no período que assumiu, de forma interina, a presidência nacional do PT, em meio ao escândalo do mensalão. Encontros entre Jarbas e o ex-presidente também são anotados. De 2006 em diante, a relação esfriou, os caminhos dos dois seguiram direções opostas e atritos se sucederam. Na última semana, Lula deu entrevista, em Pernambuco, na qual citou Jarbas. O ex-governador viu a fala como positiva. Jarbas, por sua vez, acenou para João Paulo, credenciando-o para, eventualmente, concorrer ao Senado. E João Paulo leu nas palavras de Lula e nas de Jarbas "um ponto de intersecção", uma "coisa nova". Refere-se ao fato de Lula ter sinalizado para aliança com o PSB e Jarbas, ao acenar para ele, que já foi vereador, prefeito e deputado pelo partido, ter feito gesto na direção do PT.

Chapinha na pauta pós-Carnaval

Na quarta-feira seguinte a de cinzas, lideranças de partidos que integram a Frente Popular - mas articulam uma chapinha para a disputa pela Câmara Federal, como a coluna cantou a pedra - se reúnem na casa do deputado federal Augusto Coutinho. São esperados, no encontro, representantes do PSL, Solidariedade, PCdoB, PDT e PP.

Conterrâneos >
Presidente nacional do PMDB, Romero Jucá é de Floresta, terra do correligionário Kaio Maniçoba. O hospital da cidade, inclusive, leva o nome do avô de Jucá, Coronel Álvaro Ferraz. A despeito dessa origem em comum, Kaio e Jucá não tem tanta proximidade. E, depois que Kaio virou secretário, ficou ainda maior.

Virgens e Bob > O deputado estadual Álvaro Porto desfilou nas Virgens de Garanhuns ontem. E, após frevar no maior colégio eleitoral do Agreste Meridional, comanda o bloco Bob Esponja, em Canhotinho, hoje. A agremiação faz uma referência bem humorada a um antigo apelido do deputado. Mais precisamente do tempo em que ele foi prefeito do município.

Blitz > Os deputados Rodrigo Novaes e Claudiano Martins solicitaram, à Comissão de Agricultura, a ida do secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, à Casa Legislativa para falar sobre o plano de ação do governo estadual a respeito da construção de estradas no interior neste ano de 2018.

Contexto >
Presidente do PT no Estado, Bruno Ribeiro pondera que as palavras de Lula ao enaltecer a necessidade de formação de alianças se dá em "momento difícil para o País e para ele". E avalia: "É normal e necessário que Lula dialogue com todos que possam somar esforços. Lembre que ele sinalizou também para a candidatura própria que estamos construindo".

Óbvio > Sobre os sinais que vêm sendo dados pela Frente Popular em prol de uma aliança com o PT, Bruno devolve: "Que eles querem, está ficando óbvio. Mas como sabemos: a cada noite de sono, há uma distância imensa entre sonho e realidade".

Veja também

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social
BRASIL

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais
falsa identidade

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais

Newsletter