Política

Apoiar Lula Livre é afronta à democracia brasileira, diz Bolsonaro sobre Fernández

O presidente brasileiro, que não quis enviar cumprimentos a Fernandéz, diz que irá aguardar os próximos passos do novo governo argentino para então, se necessário, "tomar alguma decisão em defesa do Brasil"

Presidente Jair BolsonaroPresidente Jair Bolsonaro - Foto: AFP

Em visita oficial ao Qatar nesta segunda-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre as manifestações de vitória de Alberto Fernandéz, recém-eleito presidente da Argentina.

"É um afronto [sic] à democracia brasileira e ao sistema judiciário brasileiro. Ele está afrontando o Brasil de graça", afirmou Bolsonaro sobre o gesto de Fernandéz em apoio ao movimento Lula Livre. O presidente brasileiro, que não quis enviar cumprimentos a Fernandéz, diz que irá aguardar os próximos passos do novo governo argentino para então, se necessário, "tomar alguma decisão em defesa do Brasil".

Leia também:
Bolsonaro lamenta eleição de Fernández e diz que não vai cumprimentar argentino
Alberto Fernández vence Macri e é eleito em 1º turno na Argentina
Quem é Alberto Fernández, o próximo presidente da Argentina

O gesto de apoio de Fernandéz ao movimento Lula Livre desagradou Bolsonaro, que afirmou que foi informado que "muita gente do PT estaria lá na Argentina para comemorar a vitória dele [Fernandéz]".

Lula (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016), ambos do PT, governaram o Brasil no mesmo período em que Néstor Kirchner (2003-2007) e Cristina Kirchner (2007-2015) presidiram a Argentina. Todos de esquerda, eles tiveram uma relação próxima durante seus mandatos. Cristina foi eleita vice-presidente neste domingo (28).

Mais cedo, Bolsonaro havia descartado a possibilidade de o Brasil deixar o Mercosul, como havia cogitado anteriormente. Em vez disso, falou em "afastar a Argentina" se a eleição do peronista afetar o acordo entre os blocos. Em julho, Fernández havia dito que reveria o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, caso o pacto gerasse desindustrialização para o país.

Sobre a situação do bloco, Bolsonaro se diz preocupado e receoso. "A Argentina, em grande parte, faz comércio graças ao Brasil. Nós não queremos romper nada."
A estratégia será antecipar-se aos possíveis problemas e manter o diálogo. "Se houver algo contundente, nós buscaremos conversar com a Argentina para de fato saber qual é a posição deles. Não vamos fechar as portas", afirmou.

Segundo Bolsonaro, a vitória do opositor se deve ao fato de que reformas feitas por Macri não terem dado os resultados esperados. "Agora, a Argentina colocou no poder quem colocou a Argentina no buraco lá atrás", disse. A Argentina vive uma crise econômica, com inflação e dólar altos, aumento do desemprego e da pobreza. Após a eleição, o Banco Central anunciou um limite para a compra de dólares, de US$ 200 por mês, como forma de tentar segurar a cotação da moeda.

Veja também

"Saidinha", crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas
Lula

"Saidinha", crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas

Lula diz que não esqueceu da "cervejinha" nem da "picanha" que prometeu durante campanha
Lula

Lula diz que não esqueceu da "cervejinha" nem da "picanha" que prometeu durante campanha

Newsletter